Muitas vezes, a música é a melhor forma de expressar um sentimento. Apenas um trecho consegue traduzir tudo o que estamos passando. Influenciados justamente por isso, 3 designers criaram o Tipo Essa, projeto no qual dão o merecido valor à canções marcantes através da criação de cartazes tipográficos.
Formado por Caíque Tinoco, Leo Jardim e Isaac Gabriel, o “Tipo Essa” tem a letra das músicas como motivação principal. A ideia surgiu também para permitir que cada um dos três amigos pudessem trabalhar mais o design. O resultado final faz os olhos brilharem. Afinal, quem é que nunca teve vontade de emoldurar o seu trecho favorito? Confira a entrevista:
“Eu (Caíque) já estava conversando com o Isaac – amigo de longa data – sobre essa necessidade de criarmos um projeto, mas não sabíamos o que fazer. A música sempre nos guiou em muita coisa na vida e eu estava em uma época de admiração pela tipografia. E a música muita das vezes fala mais pela gente do que qualquer palavra poderia expressar. Sem contar que a gente toma um trecho da música quase que pra gente né? É uma relação sentimental quase inexplicável. Aí pensamos que esses trechos mereciam receber um reconhecimento pelo seu valor! Chamamos o Léo para participar do projeto e desde então estamos juntos nessa. Faculdade, trabalho (até por que nós três trabalhávamos juntos), lazer e etc. Apesar de não ser um projeto full time, hoje nós vivemos pelo Tipo Essa.”
FTC: Como vocês definem a arte do Tipo Essa?
É engraçado, porque a nossa arte depende da arte de alguém. Não digo que o sucesso de um cartaz depende do sucesso da música, é que utilizamos o resultado de tudo aquilo que sentimos quando ouvimos alguma música para criação de um cartaz. Nossa arte é uma nova interpretação da música, com nossos sentimentos. Um pouco confuso né? Sabe quando o jurado do The Voice fala que o candidato deve vasculhar seus sentimentos e cantar a música como se fosse dele? É mais ou menos isso, como não somos bons em agudos, graves e falsetes, desenhar é a nossa forma de cantar.
FTC: Com o que vocês se inspiram?
A maior inspiração é a própria música. Mas na verdade tudo nos inspira quando estamos em um processo de criação (e isso não acontece apenas na frente do computador). Tudo chama a nossa atenção: o cotidiano, filmes, livros e até o momento que estamos vivendo pode servir de inspiração.
FTC: Estão tocando algum projeto especial ou específico atualmente?
Hoje o Tipo Essa é o nosso único projeto, mas dentro dele existe o projeto (e sonho) principal de transformá-lo em uma loja online. Hoje as vendas dos cartazes acontecem somente através do contato por e-mail ou redes sociais e queremos transformar isso em algo maior. Então estamos – com toda a correria da vida – tentando fazer esse sonho se tornar realidade.
FTC: Qual música/pôster que criaram que tem tudo a ver com o Tipo Essa e por que?
Leo Jardim: Eu gosto muito do cartaz de “Happy” porque acredito que transmite o alto astral e o sentimento da música. E o Tipo Essa é isso, transmitir as sensações das músicas em outra mídia.
Caíque Tinoco: Tenho uma admiração grande por esse cartaz e acho que ele representa exatamente o que é o Tipo Essa pra mim. O cartaz de “Eye of the Tiger” me remete muito ao projeto, pois ele fala pra gente não perder o controle sobre os nossos sonhos do passado, e que temos que lutar para mantê-los vivos. E é isso que nós estamos fazendo.
Isaac Gabriel: O cartaz que eu fiz que teve mais a cara do Tipo Essa foi com muito fervor e paixão. Foi o de Y Control, do Yeah Yeah Yeah. Lembro de ter me dedicado por completo por esse cartaz e eu faço questão de lembrar disso toda vez que olho pra ele. Me ajuda a focar nas muitas coisas que ainda preciso fazer!
6. Cinco coisas que vocês não consegue viver sem?
-Amor;
-Música;
-Design (que envolve principalmente ilustração e tipografia);
-Filmes, séries e livros;
-Dormir (que é o que a gente menos tem tido tempo para fazer);
No Twitter: @TipoEssa. No Facebook:/tipoessa.blog. No Pinterest: tipoessa. No Instagram: @tipoessa.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.