O consumo global de café está aumentando e com ele, seus resíduos – recursos naturais que são descartados em massivas quantidades. Atento a isto, o designer de produto Julian Lechner iniciou um estudo na tentativa de criar um material alternativo sustentável e ecologicamente correto com as borras de café.

Após 3 anos de pesquisa e experimentos, Lechner encontrou uma fórmula que permite reaproveitar a reciclagem dos grãos e borra de café transformando-os em novos produtos. Para tanto, os resíduos são coletados em cafeterias em Berlim e, em seguida, secos, embalados e combinados com partículas de madeira de fontes sustentáveis (de serrarias locais) e colas naturais até produzir um líquido moldável. O equilíbrio correto entre esses materiais resultou em um produto reciclável feito apenas de recursos renováveis, uma composição nomeada de Kaffeform.

Para demonstrar o potencial do novo material, o designer produziu a xícara de expresso em 2015, a xícara de cappuccino em 2016 e, recentemente, lançou o clássico copo take-away denominado WEDUCER®. Este último possibilitou a premiação da startup no Red Dot Awards 2018:

“Estamos falando de um produto que muitos de nós seguram em nossas mãos com demasiada frequência, por um tempo muito curto e feito em plástico. Com produtos inovadores, como este copo de café ecológico, estamos dando um passo na direção certa”, explica Katrin de Louw, especialista em materiais e superfícies.

As características do Kaffeform deixam um aspecto marmorizado em todos os seus produtos além de um leve cheirinho de café. São leves, duráveis, proporcionam isolamento e são resistentes à máquina de lavar louça, podendo ser utilizado repetidamente. É uma composição eco-friendly biodegradável e livre de BPA. Perfeito para os apreciadores conscientes de café, não é mesmo?

Os copos e xícaras da Kaffeform são projetados para uso a longo prazo, para que possam trazer muitos anos de felicidade aos donos. Eles podem ser lavados regularmente em máquina de lavar louça, e podem sobreviver algumas quedas em superfícies duras. 

Seus produtos estão disponíveis no site da Kaffeform.

Marjorie Simões é designer de interiores e artista visual. Curiosa, observadora e pesquisadora, adora aprender coisas distintas para depois conectá-las. Valoriza os trabalhos manuais, a cultura vernacular, a economia criativa e a produção/consumo sustentável. Acredita no poder das cores e tem leves faniquitos quando entra em ambientes beges.

Marjorie Simões – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários