Ricardo Braga gosta de desenhar desde que se entende por gente. “Adorava copiar os quadrinhos da Mônica e curtia as tatuagens que vinham nos chicletes Ping Pong.”
De lá para cá, em 2008, ele se formou em Design Gráfico e trabalhou com criação desde então. Chegou a pensar em começar a tatuar algumas vezes, mas tinha receio de investir uma grana nos materiais e não se adaptar com as técnicas.
Foi em abril de 2012 que encontrou um kit de tatuagem chinês a um preço que valia o risco e começou a estudar sobre o assunto em paralelo com os trabalhos de design. Depois de um ano e meio, estudando e tatuando em casa, saiu da agência onde trabalhava para se dedicar somente a tatuagem.
Hoje em Curitiba, Ricardo atende no estúdio Silence of Art, onde tem inspiração total para criar suas tattoos cheias de estilo baseadas no tradicional e no pontilhismo. Confira a nossa conversa com o artista:
FTC: Como você define a sua arte?
Trabalho com uma mescla de dois estilos que gosto muito, o tradicional e pontilhismo, sempre crio os desenhos direcionados para esses estilos, a partir das ideias e referências de cada cliente.
FTC: Com o que você se inspira?
Acompanho o trabalho de vários artistas, que consequentemente influenciam bastante os desenhos que crio. Também estou sempre buscando novas referências através do Instagram, Pinterest e Tumblr. Alguns dos artistas que acompanho são Ien Levin, Susanne König, Kamil Czapiga, Myke Chambers, Gregorio Marangoni, Guen Douglas, Travis Louie, Bob Chiu.
FTC: Qual foi sua primeira tatuagem em um cliente?
O primeiro trabalho que fiz que não foi na minha própira pele, foi uma caveira mexicana, no estúdio de um amigo que estava me passando as bases para começar a tatuar. A cliente foi uma amiga corajosa que confiou em mim.
FTC: 3 sites que definem um pouco de você.
Acompanho vários sites de podcasts como o Jovem Nerd, Matando Robôs Gigantes, Frango Fino, Rapaduracast e outros, também gasto vários minutos todos dias buscando referências de blackwork, pontilhismo e arte em geral, mas não saberia escolher sites específicos para me definir, estou sempre atrás de inspirações diferentes.
FTC: Uma frase que você carrega para a vida.
Gosto muito das letras do Emicida, entre as minhas favoritas está a frase:”A vida é so um detalhe” da música Crisântemo.
No Facebook: /ricardobragatattoo. No Instagram: @ricardobragatattoo. Twitter: @__ricardo. e-mail: ricardobragatattoo@gmail.com