Salt & Straw: Sorveteria nos EUA utiliza somente ingredientes que seriam jogados no lixo para criar novos sabores
A ideia é chamar atenção para os altos índices de desperdício de comida e ajudar instituições que combatem essa prática.
O desperdício de alimentos é uma prática que infelizmente ocorre no mundo todo. Organizações como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) estimam que sejam jogados 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano.
Uma das ações que contribuem para isso é o fato dos ingredientes que estão em boas condições de consumo mas não são esteticamente bonitos para o mercado, e acabam tendo como destino final o lixo. Ou seja, tem muita comida de qualidade sendo desperdiçada!
Pensando nisso, a sorveteria Salt & Straw, de Portland (Estados Unidos), resolveu chamar atenção para a causa e criar sabores exclusivos e deliciosos, feitos apenas com o que seria descartado.
Kim e Tyler Malek são primos e donos da Salt & Straw. Em entrevista para o portal Fast Company, Kim explica que a ideia de trabalhar com o conceito de reaproveitamento surgiu pelo choque de saber que 40% dos alimentos nos Estados Unidos são desvalorizados, enquanto crianças em diversas cidades do país passam fome.
Outra coisa, eles explicam é que tudo o que é usado na confecção dos sorvetes provêm de comerciantes locais, fortalecendo a economia da região. A cada quatro semanas, o cardápio da sorveteria é atualizado com um tema sazonal. No mês de junho de 2017, novos sabores serão feitos com o que poderia acabar no lixo.
Para isso, Kim e Tyler vão trabalhar em parceria com instituições que recolhem e redistribuem alimentos com potencial de serem descartados para comunidades necessitadas. Eles acreditam que essa parceria pode ajudar a chamar mais atenção para as instituições e estimular o apoio de seus clientes e da comunidade local para o trabalho feito por elas.
“Queremos mostrar que uma maçã pode estar um pouco feia, mas isso não significa que não é perfeitamente saborosa e deve ser jogada fora. Podemos usá-la!”
Os funcionários de cada unidade da Salt & Straw serão treinados para explicar aos consumidores sobre a origem dos produtos usados na confecção dos sorvetes e também sobre os delicados processos para se chegar a cada sabor.
“É uma questão de transformar uma narrativa e uma mensagem em um sabor de sorvete”, diz Tyler. Além de diversas unidades em Portland, a Salt & Straw também pode ser encontrada em Los Angeles e em breve, São Francisco.
Os sabores especiais vão economizar cerca de 2.000 quilos de alimentos, o que é pouco, mas os fundadores dizem querer se concentrar mais no aspecto educacional do projeto, tentando aumentar a conscientização sobre consumo consciente e o potencial de trocar desperdício por oportunidade.
Para saber sobre a Salt & Straw acesse o site, Instagram ou Facebook.