Scott Campbell é um dos mais talentosos e famosos tatuadores contemporâneos. Ele já tatuou Marc Jacobs, Courtney Love, Orlando Bloom, Penélope Cruz, além de ser casado com a famosa atriz Lake Bell, que ironicamente não tem nenhum desenho no corpo.
Em seu mais novo projeto, uma instalação artística em Nova York chamada Whole Glory, Campbell ofereceu para estranhos, sua arte gratuitamente. Com um porém: os participantes teriam que estar dispostos a deixá-lo tatuar o que ele quisesse em seus braços, e eles não estariam autorizados a ver nada até depois da tatuagem ser feita.
Tudo o que deveriam fazer é colocar o braço em um buraco. De um lado, um corajoso. Do outro, Scott Campbell. Apenas uma parede os separava. Porém, não havia nenhuma comunicação entre as pessoas. Scott tatuava o que ele estava inspirado a fazer, e o participante não chegava a ver o que era, até que tudo estivesse terminado. Um número limitado de pessoas sortudas foram selecionadas através de um sorteio.
Uma vez escolhidos, eles deveriam colocar os seus braços na parede no horário combinado. Campbell então, fazia a mágica acontecer. Cada um dos 25 participantes ganharam uma bela arte, consideravelmente grande, no seu antebraço.
“Eu acho que há uma magia nessa troca” – disse Campbell ao New York Times sobre sua nova experiência. “Há muitas pessoas que vêm para mim e dizem: ‘Faça o que quiser, eu confio totalmente em você’, mas como tatuador, você nunca tem liberdade absoluta do que você cria. Sua ‘tela’ sempre tem uma opinião sobre o que está acontecendo, sobre o que quer, o que é ótimo, porque às vezes você acaba inspirado justamente pelo seu cliente, e a minha arte se torna uma resposta a isso. Ao mesmo tempo, isso pode ser um obstáculo, porque você pode se perder no trabalho, ao se preocupar apenas com o que as pessoas vão pensar”.
Ironicamente, Campbell tatuou uma caveira com a palavra “Trust” (confiança) em um dos voluntários. A cada tattoo feita e postada em seu Instagram, ele incluia a mesma legenda na foto: ‘Obrigado por sua confiança’.
“Eu acabei mudando de ideia em muitos desenhos no último minuto. Havia indícios sutis, imperceptíveis que eu peguei sobre a pessoa. Surpreendentemente, os projetos realmente se encaixaram nos indivíduos. Um dos participantes disse que depois falou com vinte pessoas que haviam passado pela mesma experiência e todos disseram que o resultado final foi perfeito.”
Existem alguns temas recorrentes neste projeto como crânios, animais e olhos. Mensagens de amor e confiança são predominantes também. E você, confiaria em alguém que nunca conheceu, assim as cegas, para tatuá-lo?
Scott avisa: “Eu vou fazer isso de novo, com certeza. Estou abrindo um estúdio em Los Angeles na primavera, talvez isso será o pontapé inicial. Quem sabe, talvez ele vai ter apenas um buraco! Talvez meu estúdio será apenas um buraco. Risos”. Confira alguns desenhos:
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.