Serafiniando: projeto transforma materiais que iriam para o lixo em quadros decorativos, arte e poesia
Essas mulheres brasileiras se uniram pelo amor à arte para transformar materiais que iriam para o lixo em quadrinhos que carregam poesias e cores. Conheça a Serafiniando!
Elas produzem placas e quadros em madeira de demolição e reflorestamento pintadas e feitas 100% à mão. Tudo isso após recolher pedaços de material que seriam descartados, dando uma ressignificação ao que iria para o lixo, transformando-os em obras que carregam criatividade, arte e poesia.
No mercado desde 2014, a Serafiniando é uma loja online, de pequeno porte e com foco na confecção de produtos destinados a decoração de interiores. Idealizada pela artista plástica carioca Patrícia Serafim e sua filha, Aimée Serafim, o projeto tem como objetivo trazer um pouco mais de cor para a casa das pessoas através da magia do ‘upcycling‘.
O início da loja foi marcado por uma atitude 100% reaproveitável. A irmã de Patrícia reformava a casa quando retirou todos os tacos do ambiente. O material tinha destino certo, o lixo. Mas mesmo sem saber o futuro daqueles tacos, Patrícia colocou todos dentro de um saco e os levou para casa. E lá surgiram os primeiros quadros.
A autenticidade vem da produção desses quadros decorativos feitos em sua maioria de madeira e tinta acrílica. Eventualmente, a composição é finalizada com vidros descartados, tecidos antigos, arames que a dupla também costuma resgatar pelas ruas. A madeira utilizada na confecção é cedida por carpintarias e madeireiras do Rio de Janeiro. Fazem parte do time as madeiras de demolição, madeiras de reflorestamento e compensados, mas, portas, janelas e pallets achados sempre tem espaço garantido no ateliê. No trabalho, elas dificilmente utilizam tons puros e chapados, as cores são sempre sutis e aconchegantes.
Todos os produtos são feitos sob encomenda justamente para caber certinho no gosto de quem nos procura. Patrícia e Aimée dizem que se preocupam bastante em buscar uma relação mais humana e verdadeira entre produtos e o público. O resultado tem sido muito bom e acreditam que isso seja o futuro.
Segundo Patrícia, produzir os quadros de madeira tem sido uma forma de encantamento diário. Além disso, a Serafiniando tornou-se uma acumuladora de histórias e, mais que isso, uma loja capaz de imortalizá-las. Conversamos um pouco com elas para saber um pouco mais sobre como a ideia surgiu. Confira:
“A Serafiniando é uma brincadeira de transformar nosso nome em verbo, ação em ato de transformação. Sou Patricia Serafim, a mãe criativa, formada em Arte e professora a vida inteira, mas a ideia primeira veio da Aimee, a filha moderninha empreendedora, que tem um olhar muito aguçado para novas tendências, e viu que a palavra que antes limitada ao papel agora tomava as paredes.
Juntas pensamos: já que estamos deslocando a palavra de seu lugar comum, por que não, fazer isso também com os materiais? Nasceu aí a base de nosso trabalho, reutilização de materiais, descontextualização e transformação é nosso objetivo, principalmente materiais de refugo ou descartados, e assim nasceu a primeira plaquinha, utilizando tacos provenientes de uma reforma na família, e os elevando a estratos de tela, na qual estava escrito exatamente o que acreditamos, a frase mais conhecida de nosso querido, Caio Fernando de Abreu ,’Que seja Doce’.
Isso foi a quase três anos, e de lá pra cá, muitas outras palavras tomaram seu lugar de honra no lar de quem se apaixonou por esta nova forma de fazer artístico, a imagem poética! Com a chegada da Manu, assessora de comunicação, nosso campo de atuação aumentou bastante. Hoje temos lindas parcerias nas quais desenvolvemos projetos incríveis, assim como os nossos continuam a todo vapor.”
“Gostamos muito dessa ideia de reutilização e a levamos para além da obtenção da matéria prima. Procuramos embalar as peças com papéis e tecidos reciclados e sempre que possível priorizamos a entrega com bicicletas.
Hoje, a loja realiza entregas para todo o Brasil e já começa a colocar os pés no exterior. Já são três espaços no Rio decorados pela Serafiniando que também funcionam como espaços expositivos, já que é permitida a compra das peças no próprio local.
Nosso atual projeto é um intercâmbio Rio-Minas que tem como objetivo valorizar a produção artesã bem como facilitar trocas entre produtores locais beneficiando a economia criativa.”
“Acreditamos que arte é o ato da criação, arte não é a obra, isto é consequências, arte é o fazer, arte é o verbo, e o nosso é o Serafiniar.”
“Nossa fonte de inspiração é infinita! Uma imagem, um artista, uma música, um sentimento, filmes, sites, e etc… Afinal a palavra sempre existirá!”
“Nós adoramos nos inspirar também pela internet. Nossos sites preferidos são o Pinterest, Decoração pra você, Apartment Therapy, Apartamento 33 (instablog), Casa de colorir, Adoro Farm, e claro, o Follow the Colours que nos conecta as infinitas possibilidades de criação pelo mundo.”
Na foto: Manu, Aimée e Patrícia;
“Se a gente pudesse dar uma sugestão para quem quer decorar a sua casa com personalidade seria: apenas decore. Não existe certo ou errado, decoração é um ato de afeição. Do que adianta um lugar repleto de objetos modernos e caros, nos quais você não se reconhece neles? Monte sua parede, sua casa, sua vida com objetos que te represente e você terá acertado.”
Acompanhe a Serafiniando no Facebook e no Instagram. Fotos: Red Werneck.