A arte da chilena Serena Garcia Dalla Venezia é daquelas que dá vontade de tocar para sentir as diferentes texturas. Serena cria bolinhas de tecido de diversas cores e tamanhos costuradas à mão, que formam composições incríveis em conjunto.
As esculturas têxteis parecem crescer organicamente, transformando-se diante de nossos olhos.
No site em que divulga seus trabalhos, a artista conta que seus projetos surgiram a partir do seu interesse pela arte manual, que, realizada de maneira trabalhosa e paciente, transforma a soma de gestos repetitivos e prolongados em grandes objetos esculturais e pictóricos.
O funcionamento da natureza é a principal referência de Serena, principalmente os sistemas de crescimento e expansão. “As minhas obras se assemelham a plantas, raízes e outros seres orgânicos que se conectam, formando verdadeiros sistemas de construção em que a totalidade é formada por muitas partes pequenas”, diz.
“Minhas obras são motivadas pelo prazer pessoal que me geram os trabalhos minuciosos, que requerem tempo e dedicação. No entanto, o desafio é ver as grandes dimensões que algo pode alcançar ou o quanto de acúmulo pode gerar a partir de ações tão pequenas e materiais tão simples”.
Os aglomerados e amontoados de bolas coloridas de tecido lembram células vistas no microscópio, o crescimento desordenado de bactérias, recifes de coral ou a propagação de pequenos pingos de cores vibrantes. Interessantíssimo!
Veja mais obras de Serena aqui. Acompanhe também o seu trabalho no Instagram.
Via.
Comments are closed.