Com muito estilo, a eslovena Simona Borstnar usa aquarela e realismo em suas tatuagens
Desde que se entende por gente, a eslovena Simona Borstnar sempre foi criativa. Quando criança, ficava feliz com um pedaço de papel na mão e o lápis de cor. O tempo passou e ela se formou em Design Gráfico. Dois anos atrás, sua vida mudou. Um tatuador entrou em contato com Simona, dizendo que havia visto os seus desenhos no Facebook e ofereceu a possibilidade dela se tornar aprendiz dele.
Simona disse que nunca havia pensado nisso. Que seu namorado, Sašo Dudič, era tatuador também, e que se fosse para aprender a criar seus desenhos na pele, ele era a pessoa certa para ensiná-la, caso pensasse na ideia como profissão. Não demorou muito para ela cria a sua primeira tatuagem em Saso (“foi aterrorizante” – ela disse). A responsabilidade de desenhar algo na pele de outras pessoas era enorme, sabendo que aquilo ficaria ali marcado para sempre, mas ela não se assustou.
Logo depois da sua primeira, começou a tatuar alguns clientes e agora não se imagina fazendo outra coisa. São apenas 2 anos, mas Simona sente que isso faz parte de sua vida há muito mais tempo. Hoje, a artista que trabalha ao lado de Sašo no Tavci Tattoo na cidade de Bled (Eslovênia), é feliz com suas escolhas, com o apoio de seu namorado e por ter conseguido seguir os seus sonhos. Os dois tem a agenda cheia, além de terem ganhado vários prêmios.
São aquarelas, traços e sketches que se misturam a desenhos originais, realismo, pontilhados, frases e splashes de tinta. Animais, flores e mandalas, são recorrentes no trabalho da artista.
Conversamos com Simona Borstnar para saber um pouco mais sobre suas inspirações. Hvala tebi, Simona!
FTC: Como as cores influenciam o seu trabalho?
Vários clientes me perguntam se eu faço tatuagens apenas com tinta preta e cinza. Claro que eu faço! Eu realmente não sei por que as pessoas pensam que eu só faço tatuagens coloridas. Eu gosto de fazer as duas coisas. No entanto, eu costumo acrescentar um pouco de cor nos projetos que eu crio, eu realmente não sei por que, porque eu nunca planejei isso. Na verdade, é muito estranho porque eu não gosto de usar roupas com um monte de cores, eu costumo usar preto.
FTC: Como você se inspira?
Essa pergunta sempre foi uma questão difícil para mim. É realmente difícil de dizer, mas eu me inspiro com música, moda, natureza, outros artistas e meus clientes também. A inspiração está em toda parte.
FTC: Como você define o seu estilo e a sua arte?
É uma mistura de tudo. Eu me canso rapidamente se eu fizer apenas um estilo em particular, então eu tento misturar um pouco de tudo. Eu gosto do realista, aquarela e estilo gráfico com alguns pontilhismos. Eu tento me desafiar a cada dia e em cada novo projeto/tatuagem que eu crio.
FTC: Quando falamos sobre tatuagens, o que você pensa sobre este momento que estamos vivendo? As pessoas estão tatuando não apenas desenhos, mas sim, obras de arte únicas. São ilustrações realmente originais na pele. Não é apenas uma cópia de algo, são verdadeiras artes feita apenas para um cliente, assim como você faz.
Eu acho que esse é o ponto. Eu realmente não entendo a maioria das pessoas que vêem uma tatuagem no google e querem exatamente a mesma coisa. Na minha opinião, uma tatuagem deve ser única, assim como cada pessoa é. Além disso, eu não faço cópias porque eu acho que não é justo para os outros artistas que trabalham duro para fazer um design personalizado e, em seguida, vem sempre alguém e faz dinheiro com isso.
FTC: Você cria diversos olhos, que são realmente realistas e incríveis. O que eles representam para você?
Honestamente, eu realmente gosto de desenhar olhos nas tatuagens. A pergunta não é o que eles representam para mim, mas sim, o que representam para um cliente. Às vezes é o olho da mãe de um cliente, amigo do cliente ou apenas um olho aleatório que representam um “terceiro olho”. Muitas pessoas consideram meu olho nas tatuagens como um símbolo illuminati, mas não, eu só gosto de fazê-los.
“Eu gosto de como a tatuagem entrou na minha vida de forma inesperada, quando Sašo decidiu que deveríamos criar esse tipo de arte. Gosto especialmente dos meus desenhos autorais, que me dão uma sensação que não consigo nem descrever – é aquele sentimento: alguém está disposto a confiar em você pelo resto de sua vida, e poder me expressar em seu corpo é realmente incrível.”
“Eu conheço pessoas maravilhosas e me espanta o apoio e carinho dos meus clientes, o que me dá satisfação e motivação para novos desafios.”
Tumblr: /simonaborstnar. Facebook: /simonaborstnar. Instagram: @simona_tavcitattoo.