São raros os exemplos de campanhas que trazem algum benefício para as pessoas, principalmente quando falamos em grandes cidades. E foi exatamente o contrário que vimos essa semana com a “Smarter Ideias for Smarter Cities” da IBM. Desenvolvida pela Ogilvy & Mather da França, a agência transformou o que seriam outdoors, em soluções super úteis, ao colocar “apenas” curvas em suas placas. Londres e Paris ganharam bancos, abrigos para chuva e até uma rampa que economiza escadas. Na mensagem, as pessoas são convidadas a compartilhar boas ideias no site People 4 Smarter Cities. Lógico que não deixa de ser um espaço publicitário, mas já pensou o impacto que a mensagem teve pelas ruas? Na internet também não foi diferente. A ideia se espalhou por sites, blogs e redes sociais, simplesmente por ser genial. Como disse Bruno Scartozzoni no Update or Die: a publicidade deveria ser uma troca e não uma compra de espaço. Concordamos e adoramos!
Gostou? O Blog Ponto Eletrônico fez um post sobre Community-Centered Design, essas ações que ajudam a melhorar a convivência das pessoas no ambiente urbano. Vale a pena ler também!
Via.