Deixar o emprego atual para trabalhar com algo que acreditamos e amamos. Cada vez mais pensamos nisso, não? Sabe aquela frase: “faça o que te faz feliz?”. Então! Hoje nós temos 3 exemplos de sucesso, de mulheres que uniram a sua formação com o sonho e a ideia em que acreditavam.
Não é à toa que andam fazendo sucesso pela web com as suas criações cheias de cores. Porque elas, apaixonadas pelo que fazem, foram além e não tiveram medo de errar. Conheça Renata Guimarães, Mayara Leão e Mari Mauro!
A RYKA surgiu do imaginário da designer carioca apaixonada por moda, música e cinema Renata Guimarães. Renata se dedicava full-time ao design gráfico quando sentiu vontade de sair do papel e do virtual para criar uma linha de acessórios femininos que unisse design de assinatura ao handmade.
De regresso ao Rio após 8 anos em Lisboa, ela se dedicou a tornar o sonho em realidade. São formas e cores em peças geométricas como lenços, anéis, colares e brincos únicos, criados artesanalmente, moldadas à mão, ao som de uma playlist com Bowie, Belle & Sebastian, Ariel Pink e os ronrons e miaus da Margot – sua gata. Resultado final? Segure sua carteira! O mais legal? A Ryka entrega no mundo todo!
FTC: Renata, de onde vem a sua inspiração?
A inspiração vem de todos os lados, desde uma música que não me sai da cabeça a uma foto que vi na internet, tudo isso serve como referência para o meu trabalho. Além destes estímulos sensoriais diários, a geometria sempre me inspirou bastante. Um dia desses um amigo meu me disse: “Renata, seu trabalho é totalmente “vontade construtiva”! Touché! Enxergo elementos geométricos no mundo ao redor, adoro procurar formas, ângulos e padrões em objetos do cotidiano, fachadas de prédios, paisagens urbanas, na natureza.
Lembro de ter o hábito durante a infância de desenhar repetidas vezes quadrados, depois dividi-los em triângulos, pintava um ou outro, acrescentava uma linha diagonal, cruzava com outra e no fim tinha uma página inteira preenchida com um padrão geométrico, era quase toc, haha. Atualmente o orgânico tem me inspirado muito também, o nosso clima é propício para essa explosão de cores, formas e cheiros. Gosto muito de caminhar após o almoço pelo Parque Guinle, ficar perto do verde nestes dias quentes me traz bem-estar e procurar a geometria entre as árvores e os prédios modernos é sempre um bom passatempo.
FTC: Como as cores influenciam no seu trabalho e no seu dia-a-dia?
Cores são um veiculo de emoção e sou uma pessoa bastante emotiva, deve ser por isso que abuso delas no meu trabalho e na minha vida pessoal. Minha casa é salpicada de cores em detalhes, objetos, mobiliário… Me perdoem os seguidores do feng shui, por aqui vamos colorindo ao caos mesmo! A escolha da paleta de cores da minha linha de acessórios foi uma parte muito estimulante do processo de criação, as combinações tinham que dar vontade de comer.
Costumo associar cores a memórias, o Rio de Janeiro para mim sempre foi azul turquesa e amarelo, vibrante e jovial, e essa associação foi feita pela primeira vez num passeio de pedalinho na Lagoa com meu pai e minha irmã. Quando morava em Lisboa saia a pé do trabalho até a estação de comboios, e parava sempre numa mesma esquina na praça Camões para descer pro Cais do Sodré. Talvez seja a esquina que mais sinto falta, ficava ali alguns minutos parada olhando o elétrico passar, amando aquela visão. Lisboa aos meus olhos é azul marinho e dourada, linda de morrer! Eu avisei que era emotiva…
Vai lá: RYKA: Handmade Acessories/ No Facebook: RYKA shop
Tudo começou quando a designer Mayara Leão estava produzindo seu TCC no curso de Design de Moda e precisava desenvolver o presskit para o desfile. Com o tema “colagem” decidiu fazer broches com estampas no papel e experimentou a resina como acabamento. A partir daí, acessórios foram para a passarela em forma de colares, pulseiras, anéis e broches, adornando as roupas confeccionadas por ela.
Mayara decidiu então, deixar o tecido de lado e trabalhar com os acessórios. Em menos de um ano, já estava fazendo sucesso com a marca Mayara Leão Acessórios, na qual desenvolve peças únicas e exclusivas. A designer confecciona sozinha cada pecinha que depois forma cada um dos acessórios – desde a pesquisa de imagens (papéis de presente, pop cards, catálogos de moda antigos, banco de dados na internet e algumas estampas e colagens suas), passando pelo recorte dos papéis, até a aplicação de resina, acabamento e montagem. Apesar de ser um longo e delicado trabalho, o resultado traz objetos coloridos e cheios de formas que dão vida e alegria às mais simples produções. Demais, não?
FTC: Mayara, de onde vem a sua inspiração?
Sou bem iconográfica! Todo o tipo de imagem me inspira! Mas com toda a certeza, o meu amor maior é pela fotografia (revelo minhas fotos até hoje, o que revela outra paixão – o papel). Então navegando pela internet, ou vendo livros e revistas, vejo os mais diversos tipos de fotos, que além de inspirarem no meu próprio trabalho, me inspiram na vida: a querer viajar, trabalhar, etc. Outras formas que gosto são os azulejos, ilustrações, filmes e até mesmo alguma coisa que me chame a atenção na rua, que possa virar estampa ou forma.
FTC: Como as cores influenciam e são importantes no seu trabalho e no seu dia a dia?
Acredito que sem cores, a vida não faz sentido. Elas te fazem parar um momento e te fazem abrir um sorriso. Acho isso fascinante! Sempre fui apaixonada por cores e flores, então essa paixão transparece no meu trabalho de forma muito evidente. Meu trabalho é cor!
Não tenho nada básico, monocromático ou minimalista. Minha peças são cheias de vida, e para que esse resultado seja possível, tenho que saber escolher os tons certos, que combinarão com as estampas, para que resulte em uma composição harmônica. A cor e a estampa são a alma do meu trabalho!
Vai lá: MAYARA LEÃO ACESSÓRIOS
A Mari Mauro já apareceu aqui no Follow, quando contamos tudo sobre ela: é formada em artes plásticas, apaixonada por criação, ilustrações, design e está sempre em busca da mistura de materiais e novas possibilidades criativas.
Mari possui uma marca/loja online que leva o seu nome, com design legais e originais. Atualmente, além das bijuterias, tem pratos pintados à mão e cartões com ilustrações.
FTC: Mari, de onde vem a sua inspiração?
Acredito que qualquer coisa pode virar uma ideia na minha cabeça, basta estar com a mente aberta pra isso! Andando pelas ruas, as formas, o estilo das pessoas, um som, uma música, tudo! Além da internet, claro, vivemos em um mundo cheio de imagens, né? Salvo muitas referências diariamente e as coisas vão se misturando e ganhando forma.
FTC: Como as cores influenciam e são importantes no seu trabalho e no seu dia a dia?
Eu gosto muito de criar os acessórios colocando materiais na minha frente e montando composições, e nesse caso as cores guiam muito o processo. É claro que muitas vezes já parto de um desenho do que quero criar, mas é difícil pensar em uma forma e não associar uma cor a ela.
As duas coisas (formas e cores) sempre vão se encaixando. E quando se trata de ilustrações ou mesmo quando estou criando algum prato novo nem se fala… sempre sou guiada por elas, que podem ser um reflexo do humor daquele momento, uma escolha meticulosa ou até mesmo refletir um gosto pessoal. Mas acho que na maioria das vezes elas servem como ponto de partida para a criação.
Vai lá: MARI MAURO ACESSÓRIOS/ No Facebook: Mari Mauro
Gostaram das dicas? Agora não tem mais desculpa de não usar um colar, brinco e anel legal, hein?!