Se é para seguir uma tendência, que seja a para o bem comum e de toda a sociedade. Já passou da hora de aumentarmos a nossa consciência para o impacto ambiental e questões sobre sustentabilidade, afinal, todos vivemos no mesmo planeta e precisamos combater o aumento desastroso do consumo desenfreado, poluição, efeito estufa que tem afetado a todos de maneira igual.

Populares desde 1960, os canudos estão sempre presentes em bares, restaurantes e lugares diversos, e têm sido um dos grandes vilões, junto com copos e garrafas no combate aos plásticos e materiais não recicláveis. Para quem acha que a guerra travada a esses coloridinhos é desnecessária, estima-se que só nos EUA 500 milhões deles são descartados por dia, imagina o estrago disso? Sim, eles não são a principal causa do planeta e dos oceanos estarem sujos, mas demoram anos e anos para se decompor na natureza. (Tirando o uso das pessoas que realmente necessitam, muitas vezes é tão rápido e desnecessário usar um canudo que não vale muito a pena, não é?)

Uma alternativa aos canudos e copos de plástico, têm sido a sua substituição por um material sustentável e que não ocasione malefícios para o planeta. É aí que surge a empresa americana chamada LOLIWARE – fundada em 2015 pela dupla de designers industrial Chelsea Briganti e Leigh Ann Tucker. O que começou como uma competição de design de alimentos em 2010, rapidamente se transformou em um negócio de alta demanda que atraiu a atenção global da mídia, grandes marcas e consumidores em 40 países em 6 continentes.

Mais recentemente, em 2 de outubro de 2015, LOLIWARE apareceu no programa televisivo vencedor do prêmio Emmy, da ABC, Shark Tank, e conseguiu levantar capital de Mark Cuban. O LOLIWARE é o primeiro e único copo descartável comestível que proporciona uma experiência completamente nova. Feito 100% sem uso do plástico, sem glúten, sem gelatina, sem BPA, todo natural, não-tóxico, seguro e aprovado pela FDA, os copos LOLIWARE foram criados com um material biodegradável, são compostáveis e totalmente comestíveis. Sim, comestíveis!

DO QUE É FEITO O LOLIWARE?

Como assim? Bom, o LOLIWARE é feito de algas marinhas (ágar-ágar), adoçantes orgânicos e sabores e cores derivadas de frutas e legumes. Nele, você pode servir bebidas e sobremesas à temperatura ambiente, refrigeradas ou congeladas. Há também copos de diferentes sabores intitulados Yuzu Citrus, Tart Cherry, Matcha Green Tea, Vanilla Bean e o Natural Clear, que seria o sem sabor.

Os sabores da LOLIWARE foram primeiramente pensados para servir bebidas e sobremesas em eventos.

LOLISTRAW, O CANUDO COMESTÍVEL

Além disso, a empresa lançou recentemente o Lolistraw, uma alternativa sem consequências para o meio ambiente, também feitos a base de algas, são canudos comestíveis em 5 sabores, entre eles: caramelo, manga e chocolate. Sua vida útil diferente do material de plástico é de 24 meses e se colocados na bebida dissolverão em menos de 24 horas. A proposta do canudo comestível é ser sustentável e ao mesmo tempo uma opção divertida, além de alertar e matar o nosso hábito de utilizar plástico.

Com isso, estaremos trabalhando diretamente para a diminuição do lixo residual e incentivando no mercado produtos ecológicos e inovadores, biodegradáveis, e o melhor, combatendo e auxiliando na redução da poluição.

Esses auxiliares desnecessário de bebida são um dos maiores poluentes do mundo, cerca de 1,5 milhão de animais marinhos morrem a cada ano após a ingestão de plástico. Quem aí não lembra da tartaruga que viralizou em 2015 com canudo preso no nariz? E a partir disso, surge uma preocupação maior com o meio ambiente e o necessidade do combate a esses vilões.

Em tempos de consciência ecológica e de críticas a nós como consumidores e produtores de uma grande gama de lixo ambiental, levantamos a bandeira da sustentabilidade e estaremos sempre compartilhando alternativas para a melhoria do nosso convívio e respeito ao planeta!

Para saber mais, acesse o site da Loliware e acompanhe nas redes sociais: Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter.

Talita França é Jornalista, metida a decoradora, apaixonada por fotografia, ilustrações e artes em geral, e claro, fã de música.

Talita França – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários