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Você já parou pra pensar na importância da imagem que você passa? Quer você goste ou não, as suas roupas dizem muito sobre você. Moda, muito além de tendências é comunicação. Através das vestimentas (e da postura, dos gestos, fala, etc.) podemos representar nossas preferências, sentimentos, identidade, ocupação, ou seja, a maneira de expressarmos a nossa opinião virou até algo estético. E sempre foi assim: os modos de vestir das sociedades antigas e modernas expressam os hábitos e costumes (inclusive muitas vezes políticos e religiosos) delas.

A moda é uma expressão visual de nós mesmos. Você é sua melhor marca, portanto, ninguém melhor do que você pra escolher como quer ser interpretado pelas pessoas. Lembrando que comunicação não é o que falamos e sim o que o outro entende. E um poderoso instrumento de comunicação através das roupas é a cor. Unindo física e psicologia, hoje trazemos aqui um pequeno dossiê dos significados das cores no visual – para usá-las sempre ao nosso favor.

Mas primeiro vamos falar do significado de cada cor do círculo cromático? Aqui, um post mais completo sobre a teria das cores, para você entender melhor um pouco sobre o assunto!

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Trazemos então os tons principais. A variação de tonalidade tem relação com a cor mais próxima no círculo cromático.

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AZUL: É uma cor fria e está relacionado primordialmente a sensações de calma, serenidade, relaxamento, limpeza, intelectualidade, tecnologia, fluidez, gentileza e harmonia.

Use quando precisar de clareza mental, reduzir o stress, ou transmitir ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade. Os tons mais escuros como o Marinho ou o Royal, comunicam profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza.

Os mais claros como o Azul Bebê relacionam-se com limpeza, frescor, delicadeza e suavidade. Os tons abertos, como o Turquesa, são alegres e divertidos inspirando comunicação e criatividade. O anil representa magia, espiritualidade e purificação.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o azul.)

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AMARELO: É uma cor quente e a mais ligada à criatividade. Relaciona-se com sentimentos de alegria, felicidade, inteligência, imaginação, à quebra de bloqueios mentais, cooperação, otimismo, curiosidade, sonho, originalidade e ação. Por ser a cor base do dourado, transmite sensação de riqueza, prosperidade e poder.

É a cor mais visível pelo olho humano. Um super estimulante da atividade cerebral, portando é bom usar quando precisa que a criatividade aflore assim como a inteligência ou para se sentir confiante. Mas evite o amarelo se deseja transmitir segurança, pois traz sensação de uma pessoa volúvel, ou combine-o com cinza. Também é um bom tom para ajudar na desinibição e passar ideia de jovialidade.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o amarelo.)

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VERMELHO: Cor da paixão, do desejo, da aproximação e do encontro. É super enérgica, traz sensação de movimento, conquista, coragem, calor, extroversão. Mas também pode estar associado à perigo, violência, ira e agressividade (cuidado ao associá-lo com cores como preto, cinza e roxo).

O uso mais comum é ser associado a sedução, mas também pode ser usado pra mostrar dinamismo, liderança e proatividade. Se quiser chamar a atenção, vá de vermelho ou evite-o se a pretensão for contrária. Use também quando sentir desânimo, pois a cor é estimulante e traz energia física. Também transmite elegância e requinte, principalmente se o tom escolhido puxar pro bordô.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o vermelho.)

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VERDE: Também é uma cor fria e sua ligação principal é com natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, juventude, esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia, boa sorte.

O verde tende a relaxar o sistema nervoso, portanto é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensação de equilíbrio, segurança e confiança, mas com cuidado com o excesso pois, pode gerar o efeito contrário passando soberba, e inveja. Verde limão tende a ser enérgico, o verde claro calmaria e o verde escuro, virilidade. 

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o verde.)

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LARANJA: Cor do fogo, força e movimento. Traz sensações de euforia, contentamento e também é super enérgica. Senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade são alguns dos sentimentos evocados pela cor laranja.

Uma ótima cor pra ambientes de trabalho pois revela uma pessoa objetiva e determinada. Use o laranja pra comunicar prosperidade e sucesso, mas cuidado com o seu excesso. Também deve usar em situações que precise transmitir uma imagem cordial e amigável ou que precise indicar agilidade mental como numa entrevista de emprego (fica ótimo combinado com azul – pode ser jeans).

É legal pra uniformes de lanchonetes e restaurantes pois estimula o apetite. Os tons adamascados, salmão e coral são mais refinados.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o laranja.)

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ROXO: Tem muito a ver com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza, extravagância. É uma cor de significados muito contrastantes pois pode comunicar realeza, misticismo e poder espiritual, mas também é associado ao fúnebre e à melancolia. Também comunica criatividade, sensualidade e meditação.

Precisa ter cuidado ao usar o roxo, principalmente no ambiente de trabalho, pois tem associação com ego e a exposição excessiva à cor pode deixar algumas pessoas de mau humor. Se precisa melhorar sua vibração espiritual ou se quer comunicar ser uma pessoa misteriosa, roxo é a cor ideal. Use o tom (principalmente com acessórios dourados) se quiser comunicar luxo e riqueza.

É legal também pra mostrar sinceridade, respeito e estar aberto à transformações (vai que você está querendo ser promovido, né?!).

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o roxo.)

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ROSA: O rosa é uma variante do vermelho. É a cor do romantismo, da suavidade e do amor. Remete a sensações de carinho, sensualidade (porém, mais suave que o vermelho) e é muito feminina e delicada.

Use o rosa se quiser mostrar doçura, compaixão e delicadeza, assim como para mostrar que é uma pessoa empática e de boas intenções (boa pra ações sociais). A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o rosa.)

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MARROM: A cor transmite sentimentos de simplicidade, estabilidade, tranquilidade e produtividade. Tem relação com a terra e o natural, portanto sugere trabalho pesado. Também se liga a praticidade, credibilidade e intimidade.

O tom não é o preferido das pessoas, mas o marrom (e suas variantes como bege e caramelo) nas roupas é considerado neutro, uma base para as outras. Transmite um ar de disciplina e humildade e também comunica uma pessoa constante, responsável, obediente à regras e estável. Sugere também segurança e solidez. Cuidado com a quantidade de marrom para não transmitir sensação de melancolia.

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CINZA: Cinza expressa neutralidade. Em geral revela sentimentos de indecisão, desânimo e falta de vitalidade. Mas também pode evocar qualidade, estabilidade, equilíbrio e sucesso. É a cor de base do prateado que traz modernidade, tecnologia, novidade e inovação.

Outra cor neutra para as roupas e não interfere muito nas combinações. Pode ser usado com todos os outros tons para a construção de um look, mas é bom para quando se quer demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também traz sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado ao usar em grande quantidade pois pode demonstrar ausência de energia e frieza.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o cinza.)

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BRANCO: É a cor (ou ausência de cor) que revela paz e pureza. Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade.

Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia. Use para comunicar humildade e pureza. Uma pessoa que usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o branco.)

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PRETO: Uma das cores mais usadas, possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.

Quando você quer elegância a primeira cor escolhida é preto, certo? Certo. Preto comunica elegância, classe e poder. Também é uma cor que comunica sedução, prestígio, sobriedade e modernidade. Na moda, é bastante usada por pessoas que tem uma personalidade forte, que são contra as regras e acreditam em valores fora do padrão (Punks são a prova viva disso!). O look total preto, em alguns casos, pode comunicar agressividade e angústia.

(Confira aqui, 50 curiosidades sobre o preto.)

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Lembrando que existem várias outras associações para cada uma das cores. Aqui estão apresentados apenas alguns estudos experimentais e hipóteses formuladas com o objetivo de dar significado generalizado para as cores na moda. Cada cultura tem uma associação para elas e cada pessoa pode ter sentimentos e percepções diferentes.

Mostramos aqui uma alternativa de se vestir e não uma obrigatoriedade, um padrão estabelecido ou qualquer julgamento sobre estilos. Acreditamos que cada um usa o que bem entender, o que faz sentir bem e bonito!

Imagens: PinterestTão FemininoJu Romano, Annabelle FleurErica Exposed, Folake HuntoonNicolette Manson, Gabi Fresh, Gisella FranciscaTanesha Awasthi.

Gabi Zuri é sagitariana, colorida, pinta, borda e finge que cozinha. Produtora e professora de moda e fotografia, é apaixonada por história, aquarelas, figurino, gatos, além de ter certeza que um dia vai rodar o mundo.

Gabriela Zuri – já escreveu posts no Follow the Colours.


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