Estamos na terceira semana indicando tatuadores brasileiros experts em um determinado estilo e eis que hoje chegamos ao Old School! Seu surgimento foi lá pela década de 1890, mas sua popularização aconteceu em 1920. Já que muitos tatuadores se instalavam perto de bases navais nos EUA, a tinta era vista na pele principalmente dos marinheiros, enquanto os desenhos contavam sobre suas viagens e aventuras.

O estilo das tatuagens Old School continuou por décadas e, após a Segunda Guerra Mundial, virou símbolo de rebeldia. O principal nome da tatuagem tradicional é Norman Keith “Sailor Jerry” Collins (1911-1973), que como o próprio apelido diz, era marinheiro, e se inspirava nos vários países pelos quais passou. Pin-ups, âncoras, caveiras, adagas, barcos e águias são alguns dos desenhos recorrentes no trabalho de Sailor Jerry que permanecem até hoje.

Uma das grandes características desse estilo está em sua coloração, que costuma ser bem simples feita com cores primárias, já que antigamente não havia tantos tons disponíveis. Confira então a nossa lista com 13 artistas brasileiros incríveis:

analogic-love-25

1) Maria Fernanda Brum (São Paulo, SP): Maria Fernanda Brum é tatuadora há 12 anos e seu estúdio Analogic Love, em parceria com o marido Arthur de Camargo, existe desde 2011. Especialistas em tattoos clássicas, os desenhos feitos por Nanda e Arthur possuem inspiração Old School, que tem como principal expoente o tatuador americano Norman Keith “Sailor Jerry” Collins (1911 – 1973).

anamendes

2) Ana Mendes (Belo Horizonte, MG): Ana Mendes é tatuadora do estúdio Old Lines Tattoo que fica em Belo Horizonte, Minas Gerais, e virou referência entre os fãs do estilo na cidade. Em seu trabalho é possível encontrar desenhos tradicionais como âncoras, andorinhas, pin-ups e rosas vermelhas, com desenhos precisos e delicados.

bobforttuna

3) Bob Forttuna (Londrina, PR): Bob é de Londrina e possui um estúdio junto com seu amigo, João. Ele já está há bastante tempo no ramo e seu estilo Old School se mistura também com desenhos orientais, pontilhismo, formas geométricas e mandalas.

guilhermehass

4) Guilherme Hass (Bauru, SP): Ilustrador e designer, Guilherme Hass decidiu dedicar todo o seu tempo para as tatuagens. Suas criações são, em sua maioria, sem cor, e isso se tornou um traço característico do seu trabalho. Além disso, Guilherme adiciona técnicas novas como o pontilhismo às conhecidas tattoos Old School, deixando seu trabalho bem autoral.

leolobinho

5) Léo Lobinho (Belo Horizonte, MG): É no estúdio Pietà, em Belo Horizonte, que se encontra o tatuador Léo Lobinho. Lobinho é especialista em tatuagens tradicionais e retrôs. Seu trabalho tem um pouco mais de detalhes do que um desenho tradicional e os tons das cores costumam ser mais escuros. O resultado final é bem bacana!

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-theo-raych

6) Theo Raych (Florianópolis, SC): Theo já apareceu aqui com suas “Mongos Tattoos”. Seus clientes ocupam seu tempo integralmente durante a semana, mas mesmo assim, ele tenta terminar a graduação em design gráfico. Inspirado pela música, natureza e arte, o artista cria tatuagens Old School e traços bold na pele, no estúdio Overdrive Skin Art.

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-cesar-malnova

7) Cesar Malnova (Pirassununga, SP): Cesar tem um estilo bem peculiar. Apesar de suas inspirações serem clássicas, o artista adiciona estilo próprio a cada desenho tradicional. É no estúdio Fuji’s Art Tattoo que você o encontra.

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-etam-paese

8) Etam Paese (Curitiba, PR): Etam tatua no estúdio Caravela Tattoo, ao lado de outros incríveis profissionais. Seu estilo é característico por ter linhas bold, inspirado nos desenhos clássicos como animais, caveiras, andorinhas, navios, tudo feito com muita precisão e propriedade.

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-brice-gomes

09) Brice Gomes (São Paulo, SP): Brice é especializado no estilo tradicional – Old School e o executa muito bem. As cores são um show a parte em suas criações e os traços, perfeitos. Ele é irmão de Brian Gomes, que já falamos aqui. Para encontrá-lo, vá até a Ardhãm Tatuaria, um estúdio super bacana com inspirações zen, próximo ao metro Paraíso em São Paulo.

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-felipe-indini

10) Felipe Indini (São Paulo, SP): Ao lado de Brice Gomes na Ardhãm Tatuaria, Felipe tatua “All Traditional Tattoos” em seus clientes. Seus desenhos são precisos, intercalando mandalas, linhas em bold e símbolos clássicos em cores. 

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-harom-gomes

11) Haron Gomes (Belo Horizonte, MG): A vontade de se tornar profissional nasceu em Haron após ter sido tatuado pela primeira vez ainda aos 16 anos em Montes Claros (MG), sua cidade natal. Somente 6 anos mais tarde, em 2005, após ter se mudado para Belo Horizonte, foi que teve acesso a alguns materiais. Desde então teve oportunidade de passar por alguns estúdios da cidade e hoje faz parte da equipe do Tiki Tattoo. Suas principais referências são os estilos tradicionais japonês e norte americano.

follow-the-colours-tattoo-friday-old-school-Dionel-Martins-Orona

12) Dionel Martins Orona (Rio de Janeiro, RJ): Psiconauta, artista visionário e tatuador do estúdio A Casa Hermética. É assim que Dionel se define. Ele mistura diversos estilos em seus trabalhos, mas o clássico Old School tem lugar especial. Seja em tinta preta ou em cores, no Rio de Janeiro, as tatuagens de Dionel são famosas e reconhecidas de longe na pele de seus clientes.

andre-albuquerque

13) André Albuquerque (São Paulo, SP): André tem 24 anos e é tatuador há 3. O artista é referência no país em Old School e, mesmo nos desenhos mais modernos, André consegue imprimir seu estilo peculiar no tradicional. A coloração das suas tattoos são mais escuras, e muitas delas são apenas feitas com tinta preta. Dentre seus trabalhos, o artista faz bastante águias, adagas, flores, caveiras, corações, flechas e olhos.

Quer indicar algum estilo ou artista para a gente? > hello@followthecolours.com.br.

Gabi Barbosa é uma amapaense que mora em Belo Horizonte e que está prestes a se formar em Publicidade e Propaganda. Ama viajar e ler – se pudesse, faria os dois o tempo todo. Além disso, gosta muito de escrever e descobrir músicas novas. É dona do blog Teoria Criativa.

Gabi Barbosa – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários