>
Essa semana o Follow pediu para os Follow Friends enviarem suas tattoos e histórias/frases. Algumas são feitas apenas por estética, outras possuem todo um significado por trás da pele. Foram muitos emails bacanas e os selecionados de hoje estão aqui. Gostaria de agradecer a colaboração de todos e dizer que realmente vocês alegraram a caixa de entrada do Follow. Infelizmente não conseguimos compartilhar todas em um post só. Mas, não fique triste se a sua não entrou nessa seleção, em breve teremos mais novidades!=)
“Ano passado, a minha vida estava desmoronando. Eu não estava mais conseguindo acompanhar a faculdade, minha saúde estava muito ruim, e me distanciei dos meus amigos, inclusive da minha família. Eu lembro de ter até desejado a morte. Foi então que decidi dar um pause em tudo e me mudar para o outro lado do mundo – literalmente. Cheguei na China completamente sozinha e falei para mim mesma que essa era a minha chance para reconstruir tudo que eu tinha destruído no Brasil. Visitei lugares novos, fiz novas amizades, respirei novos ares. Depois de alguns meses, eu já estava me sentindo bem melhor, bem mais feliz e VIVA. Decidi fazer uma tattoo. Por coincidência (ou não, porque não acredito em coicidências), um amigo que conheci lá em Pequim me disse que conhecia um casal de tatuadores. Eu já tinha uma idéia do que eu queria, e topei ir com ele visitá-los. A minha tatuadora, uma chinesinha super meiga, foi bastante compreensiva e atenciosa comigo, e me disse que estava anciosa para começar. Por eu ser chinesa, escolhi fazer algo que me lembraria dessa minha viagem à China, desse tempo que dei a mim mesma, desse recomeço. Foi por isso que escolhi criar a minha própria flor, uma mistura das flores de cerejeira e de ameixa, ambos símbolos orientais. Para os chineses, a flor de cerejeira é um símbolo de poder. Tipicamente, ela representa a beleza feminina e amor. A flor de ameixa é considerado um símbolo do Ano Novo Chinês, que representa coragem e esperança. Elas florescem no final do inverno em um ramo que aparenta não estar mais vivo. O significado da flor de ameixa remete à história da China – além de também representar a beleza feminina, ela também simboliza a solidão por opção e a integridade moral. Para mim, essa tatuagem significa um novo começo depois de tantas tristezas, tantos desafios. Na China aprendi que não tem como darmos um pause na vida. Não importa o que aconteça, o tempo não pára, a vida continua. O que importa é o que fazemos para se levantar e seguir em frente. Aprendi que sou forte, que sou guerreira.. e a tattoo significa tudo isso para mim”.
“A frase da tatuagem é: Somos inteiramente sensíveis ao contexto. Representa relações que nós temos, todas as linhas são ligadas entre elas, e uma linha que é tirada muda completamente o contexto, por isso a frase embaixo do desenho, e tudo sempre ligado a comunicação, ou a falta dela. Linhas mais grossas representam laços mais fortes que nós temos (exemplo: Família). Linhas mais finas representam laços como relacionamentos como amizade, namoro etc. As linhas pontilhadas representam relações que fazem parte do nosso cotidiano, fazem diferença e nem reparos na maior parte das vezes. (ex: Quem trabalha na padaria que você vai todos os dias, faz parte da sua vida e tal.)“
“Me encontrei no Kung Fu. Naturalmente, fui procurar por dragões. Não os medievais, mas os chineses, aqueles compridos. Todos, no entanto, apesar de significarem amor e proteção, eram verdes, com cara de mau, nenhum que trouxesse à tona a corporeidade e a feminilidade recém-descoberta. Um belo dia, no entanto, deparei-me com um desenho tão bacana, mas tão bacana, que sabia que era aquele. O resultado? É a obra de arte anexa, impressa no meu ombro esquerdo. As cores continuam vivas, os traços continuam finos e o Kung Fu continua em mim, que coloco em prática no dia a dia todos os ensinamentos milenares da China.”
“De todas as minhas tattoos, acho que os dois corações floridos são os que mais tem “a minha cara”. Não tem significado especial, apenas 2 coisas que gosto muito juntas, em cores que eu também adoro. Acho que tatuagem não precisa ser necessariamente uma marca de algo importante na sua vida, ou uma boa lembrança. Pode ser um desenho bonito que você quer ter estampado pra sempre! No meu caso, gosto de brincar que meus corações são acessórios, e que ficam lindos no verão.”
“Em 2010, pouco antes de me formar em Marketing, decidi que queria uma tatuagem que simbolizasse essa mudança de carreira (também sou Historiadora). Escolhi o deus Hermes (da mitologia grega – também conhecido como Mercúrio na mitologia romana) para representar a nova fase da minha vida profissional. Adaptei suas asas tão famosas nos meus tornozelos e apesar de ouvir muitas bobagens na rua, sou muito feliz com o resultado! – Hermes, além de ser o mensageiro dos deuses, é também o deus do comércio, das negociações e da fortuna.”
“Ela representa o amor que tenho pelos gatos! Quando eu escolhi esse desenho eu tinha 3 gatinhos e logo em seguida eu adotei a Bianca, que por incrível que pareça, é levada igual ao gatinho da tattoo”.
“eheu. fugacis labuntur anni. Significado: “Ai de nós. Os anos correm celeres.” É uma expressão amargurada do poeta Horácio sobre a brevidade da vida. Encontrei essa frase numa citação no livro Matadouro 5 e adorei, pois a passagem rápida do tempo e o nosso tempo cada vez mais ocupado me fez refletir e trago comigo essa frase desde então.”
“Um dia, sonhei que havia tatuado uma árvore que representava minha família. Era uma árvore com os troncos meio retorcidos (afinal, nenhuma árvore é perfeita, assim como as famílias). Busquei referências e encontrei algo bem parecido com o que eu havia sonhado. Coloquei a flâmula escrita Família e os anos de nascimento da minha família (60 – pai; 50 – mãe; 83 – irmão; 88 – eu). É a tattoo pela qual tenho mais carinho e orgulho.”
“Essa sou eu, feita por um dos meus melhores amigos, padrinho de casamento e ilustrador. Ao meu redor tem uma polaroid com a foto de um gatinho (a minha gata), um rolo de filme fotográfico e uma câmera, do outro lado tem uma coroa. Essa sou eu, literal. rs”
“Desde criança dobro tsurus com os dedos, em qualquer papel, a qualquer hora. Hoje levo um no braço.”