Tattoo Friday

#tattoofriday – Inspired: Tattoo Portraits 3

followthecolours-inspired-tattoo-portrait-03-000

O projeto Inspired – Tattoo Portraits – que retrata de uma maneira artística e jornalística a tatuagem, já apareceu algumas vezes aqui no Follow. Com foco em pessoas e suas histórias, Céline Aieta explora a personalidade e a arte peculiar de cada entrevistado, sempre levando em consideração – além da estética – as suas experiências e emoções. A ideia é justamente documentar a arte no corpo e sua identidade visual em constante evolução.

Hoje apresentamos o 3° participante: Antonie B. Antonie é geólogo especializado em Paleopalinologia: estuda pólens fósseis que são encontrados nos resíduos de rochas sedimentares para reconstruir o passado geológico da Terra. Também toca harpsichord (nome em inglês para o instrumento musical chamado Cravo que é ancestral do Piano e muito utilizado em música barroca) desde os 6 anos de idade, paixão passada de pai para filho.

followthecolours-inspired-tattoo-portrait-03-00

Sobre suas tatuagens ele diz: “É uma maneira de expressar formas, com detalhes, para obter uma verdadeira fluidez do corpo. O que eu acho particularmente interessante é a sua permanência. Sem permanência, a tatuagem simplesmente não seria a mesma”. Antonie conta que decidiu se tatuar na mesma época em que fazia doutorado.

Durante sua tese, agendava sessões quase todos os meses para sincronizar a escrita com a tatuagem. Sabia que a paleontologia, as referências dos animais extintos e plantas, seriam desafiadoras para o artista em seu trabalho. Mas, não desistiu.

Por fim, tem em seu peito um Archaeopteryx lithographica (dinossauro da família das aves), um Giganotosaurus carolinii (animal carnívoro argentino) e plantas ao seu redor, especialidade de sua tese. Nas costas, um Microraptor gui (dinossauro da família de pássaros que viviam na China e possuiam 2 pares de asas).

Ele ainda completa: “A tatuagem me deu autoconfiança de ser quem eu sou. Precisamos levar o assunto tão a sério? Não necessariamente. Eu acho que a tatuagem permite que você dê um passo para trás e se leve menos a sério.”

followthecolours-inspired-tattoo-portrait-03-01

followthecolours-inspired-tattoo-portrait-03-05

Leia toda entrevista aqui.

Inspired – Tattoo Portraits é ideia de Céline Aieta: criadora, editora e fotógrafa do projeto. Vídeo e tradução por Grégoire Dyer. Follow the Colours é parceiro oficial do projeto no Brasil. 

No Facebook: Inspired Tattoo Portraits