‘Tatuagem’ produz energia a partir do suor e carrega baterias

‘Tatuagem’ produz energia a partir do suor e carrega baterias

follow-the-colours-tattoo-suor

Uma tatuagem que carrega baterias com o seu suor. O que acha disso? Na verdade, o conceito foi destaque em um encontro da Sociedade Americana de Química, em São Francisco. Cientistas inventaram um adesivo “tatuagem” que possui uma biobateria alimentada por lactato, uma enzima que consegue extrair elétrons do suor e gerar energia.

O lactato se assemelha muito ao ácido lático durante o exercício físico, por isso o suor. A técnica pode ser usada em breve para carregar aparelhos de monitoramento cardíaco, relógios digitais e smartphones.

follow-the-colours-tattoo-suor-02

O adesivo foi a forma mais rápida e confortável de realizar os testes, segundo a pesquisadora Wenzhao Jia, que acoplou um sensor a tatuagem temporária. “Eu mesmo a usei – você sequer a sente. É como uma tatuagem de verdade“, disse Wenzhao para a BBC.

O corpo humano consegue produzir 10 microwatts por centímetro de pele. Por enquanto, o protótipo consegue apenas abastecer a carga de um relógio, mas Jia diz que trabalha para que isso aumente, um dos desafios que seu laboratório precisa vencer para o produto virar comercialmente.

follow-the-colours-tattoo-suor-03

Elas podem ser recarregadas mais rapidamente e são mais seguras: não há risco de explosão ou vazamento de materiais tóxicos. E elas usam uma energia renovável: você.” Interessante, não?

Via.

SHARE