Ao celebrar a cultura queniana, padrões têxteis e cores camuflam os assuntos retratados pela fotógrafa
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O que começou como uma simples paixão pelos tecidos impressos com geometrias vibrantes e motivos hipnóticos se transformou em uma celebração da cultura africana. Logo, ela viu que tinha mais a dizer sobre o assunto.
A série CAMO da fotógrafa queniana Thandiwe Muriu traz modelos com roupas que as disfarçam em ambientes têxteis, deixando apenas suas mãos e rostos visíveis. “Tenho muito orgulho de vir deste continente! Para mim, ser africana é ser colorida e cheia de vida!”, diz ela.
Muriu conta que queria mostrar a beleza africana e como certos itens, objetos do dia a dia e estilos refletem em sua cultura.
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Das roupas impressas aos acessórios e penteados retratados nas fotografias, cada imagem traz camadas de referências ao cotidiano da fotógrafa de Nairóbi e uma sensação que permeia a cultura local.
“Quando procuro tecidos, procuro algo que possa olhar e me sentir viva”, diz Muriu. “Algo ousado, um pouco confuso para os olhos, mas menos tradicional. Em minhas imagens, o tecido atua como o pano de fundo em que posso celebrar minha cultura. É uma tela brilhante e acolhedora em que destaco as pequenas coisas que amo nos quenianos.”
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OS QUENIANOS SÃO MUITO ENGENHOSOS
Thandiwe conta que hoje, no país, é comum usar os cabelos quimicamente alisados ou em tranças, embora o estilo próprio que está sendo esquecido. Ao incorporar isso em suas imagens, tenta iniciar uma conversa. A pele escura também é uma característica marcante e seu objetivo também é encorajar as meninas a celebrar isso.
Portanto, itens comuns como tampos de garrafa, bobinas, engrenagens de bicicleta, canudos e escovas de limpeza se tornam óculos elaborados ou itens decorativos aos “penteados arquitetônicos históricos que estão sendo esquecidos”, diz ela.
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“Na tribo Kikuyu, por exemplo, os refrigerantes são usados como parte do processo de negociação do dote. Se a noiva consentir com o casamento, ela serve um refrigerante para os sogros quando o noivo vem formalmente pedir a sua mão”, explica a fotógrafa. Os tecidos também tem seu próprio significado.
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“Nossos penteados naturais como africanos/quenianos são únicos em nossa cultura e beleza, e eu não gostaria de ver perdido, então incorporo isso ao meu trabalho para desencadear conversas sobre como podemos usá-los hoje.”
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‘CAMO’ DE THANDIWE MURIU TRAZ ITENS DA CULTURA CAMUFLADOS A CADA IMAGEM
Thandiwe Muriu, que trabalha com publicidade, compartilha que a série chamada Camo é uma exploração irônica da relação entre identidades pessoais e coletivas.
Os retratos visualmente impressionantes são comentários sobre como nós indivíduos podemos nos perder para as expectativas que a cultura tem sobre nós. Porém, há coisas únicas e bonitas sobre cada um.
“Quantas vezes podemos nos perder em nossa cultura e comunidade? Ainda assim, existem coisas únicas sobre cada indivíduo. É um pouco irônico, sim – quero que meus modelos se misturem ao fundo, mesmo quando se destacam”, finaliza Thandiwe Muriu.
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“Eu queria celebrar tudo com o que lutei em minha própria jornada de beleza—meu cabelo, minha pele e minha identidade como mulher moderna em uma cultura tradicional.” – Esse é o resultado.
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Veja aqui um resumo deste post:
Para ver a coleção completa da fotógrafa, acesse o site de Thandiwe Muriu e o Instagram.