Toni Segarra, mestre espanhol da publicidade compartilha sua experiência e conselhos
Toni Segarra conquistou cerca de 40 Leões em Cannes. Em seu país, em pesquisa da revista Anuncios, foi eleito, por profissionais de agências e do marketing da Espanha, o “Melhor Criativo Espanhol do Século 20”
José Antonio Segarra Alegre, mais conhecido como Toni Segarra, é um publicitário espanhol nascido em Barcelona em 1962. Foi eleito o melhor criativo do século 20 pela revista Ads em 2000. Ao longo de sua carreira profissional, ganhou inúmeros prêmios por seu trabalho, inclusive no Festival de Cannes, onde conseguiu ganhar 39 leões. Seus mais de 100 Soles também se destacam no Festival de San Sebastián, incluindo 7 Grandes Prêmios, e o Prêmio Nacional de Comunicação, por sua carreira. A Forbes o selecionou como uma das 25 pessoas mais influentes de 2016 na Espanha ao lado de Amancio Ortega, Rafael del Pino, Florentino Pérez, entre outros.
Só com essa pequena apresentação já deu para perceber que Toni tem muita experiência e não leva este título à toa. Segarra é mestre ao criar frases curtas, os conhecidos slogans (e as campanhas que as acompanham), e que ficam na memória dos consumidores – embora o objetivo final seja vender o produto de uma marca. Mas o que será que está por trás de uma das mentes criativas mais emblemáticas da publicidade espanhola? Quais os conselhos que ele daria para os futuros criativos e publicitários?
Não apenas por sua figura, mas por todos as dicas que traz nessa entrevista completa, este material foi considerado como um dos mais valiosos. Confira:
UM POUCO SOBRE TONI SEGARRA
Seu interesse pelo mundo da publicidade começou enquanto trabalhava na empresa da família, uma gráfica que funcionava como uma pequena agência na qual os clientes contratavam de tudo, da impressão de folhetos a textos, imagens e diagramação. De forma inconsciente, passou a exercer a profissão, embora seu objetivo nunca tivesse sido esse. Graduado em Filologia Hispânica, aos 25 anos, Toni aspirava desenvolver sua faceta de escritor. Passou então a trabalhar em diversas agências, onde conviveu com diversos profissionais do setor.
Depois de percorrer uma longa lista de empresas, em 1995, decidiu tomar a iniciativa em conjunto com outros colegas de formar a sua própria empresa, a SCPF, na qual grandes marcas confiavam, tanto nacionais como multinacionais. Sem abandonar a paixão pela escrita, em 2009 conseguiu publicar o que é, até agora, seu primeiro livro: ‘Do outro lado da vitrine’. Nele, Segarra reflete sobre a profissão de publicitário.
Dando continuidade à sua trajetória, e após mais de duas décadas trabalhando na SCPF, em 2017, tomou a decisão de deixar o emprego para iniciar um novo projeto conjunto, Alegre Roca, com aquele que era seu parceiro e a letra C da agência, Luis Cuesta. A colaboração entre os dois busca construir relacionamentos entre empresas e consumidores por meio de novos ambientes de trabalho.
Ao longo de sua carreira como publicitário, Toni Segarra tornou marcante inúmeras campanhas cujos slogans permaneceram na cultura popular espanhola e contribuíram para torná-lo um dos profissionais mais reconhecidos.
OS SEGREDOS DA PUBLICIDADE
Em entrevista ao site da Domestika, Toni dá alguns conselhos e fala sobre os segredos da publicidade. Destacamos alguns, mas você pode ler na íntegra aqui.
- Um bom slogan tem que ser compreensível, simples a partir de uma verdade do produto e da marca de forma clara (…) Tem que produzir aquele momento de identificação, (…), dizer aquela coisa simples e normal de uma forma um tanto peculiar para ficar na memória;
- Não há fórmulas que definam o slogan e existe, inclusive, espaço para experimentação, como transformar essa verdade da marca em uma pergunta em vez de uma afirmação;
- Nenhuma campanha se executa da forma inicial. “Quando uma ideia é derrubada, é uma oportunidade de voltar com uma melhor”, diz Toni;
- A publicidade é um setor complicado, cheio de altos e baixos, e para ter sucesso (e permanecer) nele é preciso amá-la loucamente: só assim você construirá uma carreira de sucesso;
- Se você se cercar de pessoas muito boas, você melhora automaticamente;
- Valorize seu trabalho: “Temos essa tendência de entregar o que fazemos de bandeja, de ter tanta vontade de fazer algo que muitas vezes nos desvalorizamos.”
- “Quando fazemos nosso trabalho bem, geramos muito dinheiro”, salienta Segarra.
Por fim, um bom criativo publicitário é um recurso inestimável. Por isso, nunca deixe de ser curioso, experimentar e de ser capaz de transmitir e defender seu valor para os outros.
Para aprender com outros mestres, acesse nosso link na Domestika! Caso queira fazer algum curso na plataforma, use nosso CUPOM DE DESCONTO: FTCMAG-YOUTUBE (válido até 03/09/2021 23:59h)
*Este post contém links de parceiros afiliados. Se você fizer uma compra dos cursos, podemos ganhar comissão de afiliados. Leia nossa política para obter mais informações.