Pensa que São Paulo é dividida entre o rock da Augusta e as festas chiques do Jardins? Tem isso, mas tem muito mais. Pensando na diversidade da nossa selva de pedra brasileira, o Rent a Local Friend separou 8 programas na cidade para agradar todos os gostos. Olha só:
Fundação Ema Kablin
A Fundação Ema Kablin é um museu localizado no Jardim Europa na casa da antiga empresária e amante das artes. A construção belíssima de 900 metros quadrados conta com um jardim tão lindo quanto! São mais de 1,5 mil obras clássicas, de Portinari a Tarsila do Amaral. As visitas são das terças às sextas, mas precisam ser agendadas pelo telefone.
Food Trucks
Dessa vez o Rio vai ter que nos desculpar, mas São Paulo é o melhor lugar do país para os amantes dos food trucks, fruto da tradição da comida de rua paulista. O Butantan Food Park e o Wheelz Gastronomia Urbana são ótimos lugares para encontrar aquela comida original e gostosa. O site Food Truck nas Ruas pode te ajudar a encontrar os melhores.
Pico do Jaraguá
Achava que em São Paulo só tinha arranha-céus? O pico do Jaraguá é um ótimo lugar para os amantes da natureza que querem fugir um pouco da cidade. Para os aventureiros, dá para subir a pé, por meio da trilha do Pai Zé, de 2 km. Também dá para ir de carro, mas perde um pouco a graça, né? Para ver SP de cima!
Instituto dos Quadrinhos
Inaugurado em 2013, o Instituto dos Quadrinhos fica na Vila Pompéia, perto do metrô da Vila Madalena. A escola tem vários cursos regulares, mas também oferece palestras, workshops e cursos para as férias. Volta e meia as atividades são abertas ao público. Boa dica para os amantes de HQ!
Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa começou em 1991 como um espaço virtual de histórias de vidas. Hoje, já existe uma sede no bairro de Pinheiros, onde o visitante pode compartilhar sua própria história e ter acesso à biblioteca e ao local onde ficam todas as gravações feitas até agora. Ah, é obrigatório agendar a visita. Se você é do tipo que ama páginas como a Humans of New York, vai adorar esse museu!
Choque Cultural
Embora o que não falte em São Paulo seja arte de rua, na galeria Choque Cultural o visitante encontra uma reunião de grafittis. O espaço, localizado na Vila Madalena, é totalmente dedicado à arte urbana, com obras de vários artistas.
Feira Kantuta
Os amantes de arte regional com certeza já ouviram falar da feira boliviana Kantuta, no bairro do Pari. É realmente um pedacinho da Bolívia, desde a comida típica até as músicas! Também costuma hospedar festas folclóricas da cultura.
Caos (Central Caos)
O Caos, que antes era localizado na famosa rua Augusta, é um bar/festa à noite e uma loja de antiguidades durante o dia. Todo no clima retrô, tinha mais de 200 produtos para venda/locação. Após fechar as portas em setembro de 2016, o projeto se estabeleceu em outro local.
Agora chamado de ‘Central Caos‘, fica na Santa Cecília (R. Gen. Júlio Marcondes Salgado, 321) e funciona no mesmo esquema. Das 11h às 18h, opera como loja e a partir das 18h, o bar abre e começa a receber o público. O clima continua o mesmo, mas o imóvel é mais espaçoso!
Imagens: Shutterstock, Casa, divulgação.