Com a chegada do inverno e a proximidade das férias, muitas pessoas acabam ficando doentes ao pegar a estrada. Por isso, hoje trazemos dicas e cuidados antes de viajar.

Viajante na Espanha, vendo pôr-do-sol em um dos picos da Europa. Imagem por Maria Savenko/Shutterstock.

As férias no meio do ano sempre chegam e, junto com ela o inverno. Época em que o clima é mais frio e seco, e por conta disso, muitas pessoas acabam adoecendo. Bom, você não quer por sua viagem em risco por causa de um resfriado ou coisa parecida, quer?

Para que seja possível evitar esse e outros tipos de problema e aproveitar bem seu momento de descanso em família, preparamos esse post com algumas dicas e cuidados antes de viajar. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

IMPORTANTES DICAS PARA VOCÊ SE CUIDAR ANTES DE VIAJAR

Uma viagem, seja sozinho ou em família precisa ser planejada com atenção. Alguns detalhes são extremamente importantes e devem ser providenciados com antecedência antes da data de partida para que tudo corra bem. Conheça quais cuidados são essenciais antes de viajar:

1. DOCUMENTAÇÃO EM DIA

Independentemente se você vai viajar de ônibus, avião ou carro, verifique documentos como Passaporte, RG e CNH e certifique-se de que estão todos corretos e com a data de validade em dia. Já vi gente não entrar em país porque esqueceu o RG. Sim, só com a CNH não aceitaram!

2. CONHEÇA O CLIMA DO DESTINO

Vai para uma cidade distante ou até mesmo outro país? Descubra como é o clima por lá nessa época do ano e prepare-se de maneira adequada. Leve roupas de acordo com a estação, pesquise como estará o tempo (veja a meteorologia dos dias em que estará passeando) e faça as malas de acordo com as mudanças de temperatura.

Itens de viagem, passaporte e a bolsinha de primeiros socorros. Imagem: haveseen/Shutterstock.

3. MONTE UMA BOLSA DE PRIMEIROS SOCORROS

É interessante que, além de levar os seus remédios de todos os dias, você tenha uma pequena bolsa de primeiros socorros com curativos autoadesivos, medicamentos para dores de cabeça e musculares, antigripais, como o Tamiflu, por exemplo, além de soluções para a limpeza de machucados. Nunca se sabe o que pode acontecer e prevenir é o melhor remédio nesse caso!

4. LEVE UM DINHEIRO RESERVA

Separe um dinheiro reserva e deixe escondido em sua bagagem, pois pode acontecer de um cartão bancário apresentar problemas, ou você encontrar um lugar que não o aceite. Sim, imprevistos assim acontecem!

5. FAÇA UMA MALA CONSCIENTE

Tenha cuidado para não carregar mais itens do que o necessário. Certifique-se de colocar na mala apenas as roupas e utensílios e acessórios que você realmente vai usar. E lembre-se que na maioria das viagens, algumas comprinhas sempre acontecem, então guarde um espaço para isso.

Outra coisa importante: dependendo de onde se hospedar, e de como for a viagem (viagem de trem entre cidades na Europa, por exemplo), se a mala estiver muito pesada, lembre-se que é você que terá que carregá-la o tempo todo. Muitos hotéis também não possuem elevador ou estrutura adequada (piso de terra, areia, paralelepípedo, subidas), então é mala – degrau por degrau!

Viagem de carro? Que tal deixar-se levar pelo mapa, estradas e vistas panorâmicas pelo caminho? Imagem: Maria Savenko/Shutterstock.

6. PREVINA-SE DE SITUAÇÕES QUE PODEM ATRAPALHAR A VIAGEM

Existem uma série de fatores que podem impedir uma viagem de ser mais tranquila. Esquecer de colocar algo importante na mala, por exemplo, e só se lembrar ao chegar no destino, ficar doente e não ter assistência médica (faça um seguro viagem!), não lembrar de adquirir um carregador portátil extra para o celular e ficar incomunicável, etc.

Para se precaver, adquira o hábito de fazer uma listinha daqueles itens que são essenciais, os que você simplesmente não pode deixar de levar para onde for. Com essa checklist pronta, você pode conferir, um dia antes de viajar, se está tudo dentro dos conformes, para não correr o risco de deixar nada para trás.

7. VAI DE CARRO? FAÇA UMA REVISÃO

Se você for viajar de carro, providencie uma revisão no veículo. É fundamental que ele esteja em boas condições e com todos os itens de segurança em acordo. Isso é fundamental para que maiores acidentes e/ou problemas não ocorram.

8. VACINE-SE!

Se a viagem é para alguma região com índices de doenças que podem ser prevenidas com vacinas, tome-as ao menos algumas semanas antes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária mantém um site com orientações completas sobre cada nação. Clique aqui para saber mais.

Tenha sempre à mão um smartphone. Seja viajando sozinha (o), com a família, namorado (a). Imagem: Maria Savenko/Shutterstock.

9. ORGANIZE A CASA

Toda a família vai viajar? Então organize a casa, esvazie a geladeira e desligue todos os aparelhos da tomada. Além disso, é interessante deixar uma lista de tarefas a serem feitas quando a família retornar.

10. PESQUISE O DESTINO E MONTE SEU PRÓPRIO ROTEIRO

Você vai conhecer um lugar, mas não está disposto a se aventurar em passeios turísticos locais? Pesquise sobre a cidade, monte seu próprio roteiro e tenha sempre à mão um GPS. Aplicativos como Foursquare, Airbnb, sempre ajudam a descobrirmos lugarzinhos escondidos e darmos uns rolês bacanas mais locais. 

Essas são algumas dicas e cuidados antes de viajar para que possa aproveitar bem suas férias, seja ela em família, com o namorado (a) ou sozinha (o). Viajar é uma delícia, mas, quando alguns detalhes simples são tomados, essa é uma experiência que poderá se tornar única!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários