Três cidades francesas vizinhas, que se diferenciam e se completam em um dos trechos mais charmosos do litoral da Normandia. Conheça cada uma delas, e escolha a que mais combina com você! 

Quando você ouve falar nas praias francesas, provavelmente o primeiro lugar que vem na sua mente é alguma cidade mediterrânea do sul, como Nice, Saint-Tropez e Cannes. Mas do outro lado do país, na região norte, perto de Paris, escondem-se outras joias litorâneas. Mais precisamente na costa da Normandia (e não estamos falando das praias do Dia D!), ficam três cidades à beira-mar que valem a visita: Deauville, Trouville-sur-Mer e Honfleur.

São três municípios vizinhos, parecidos e ao mesmo tempo bem diferentes. É que embora dividam algumas características em comum, como a localização e o tamanho, cada uma destas cidades soube criar traços próprios, atraindo diferentes tipos de visitantes. Seja lá qual for seu estilo, quando estiver pela Normandia, ou até mesmo se estiver em Paris e quiser dar uma escapadinha rápida, vale a pena visitar as três, e escolher qual vibe combina mais com você. Abaixo, damos nosso parecer sobre cada uma delas:

1- DEAUVILLE – A CHARMOSA

Quando chegamos em Deauville, a primeira impressão que temos é que fomos transportados de volta para o início do Século XX, em meio à Belle Époque. A cidade mantém um charme antigo preservado, presente no ar de balneário sofisticado que até hoje se faz presente por ali. O cenário é composto por diversas construções em estilo tipicamente normando. A sensação é que estamos em uma Campos do Jordão francesa com praia.

E por falar em praia, a de Deauville conta com uma extensa faixa de areia, além de cabines (com ou sem chuveiro) que podem ser alugadas por dia ou por temporada. A cidade também sedia o American Film Festival em setembro, e também é famosa pela corrida e pelos leilões de cavalo.

Para conhecer um pouco mais o estilo arquitetônico local, vale a pena agendar uma visita na Villa Strassburger, uma antiga casa normanda típica.

Quando visitamos a região, ficamos hospedados em Deauville, no histórico hotel Barrière Le Normandy, com localização central. Situado em um prédio de arquitetura típica, construído no início do Século XX e em perfeito estado de conservação, conta com um excelente restaurante, Spa, piscina, e serviço exclusivo.

2- TROUVILLE – A DESPOJADA

Sabe aquela história de Nutella X Raiz? Pode ser aplicada às vizinhas Deauville e Trouville-sur-Mer. Separadas apenas pelo rio Touques, ficaria até difícil identificar quando começa uma cidade e termina outra, não fosse pela diferença de estilo entre elas. E nem estamos falando da arquitetura, que segue o padrão normando, mas sim da vibe, da proposta de cada uma delas. Enquanto Deauville tem um ar mais elegante e sofisticado (a parte ‘Nutella’ da relação), Trouville é o lado Raiz.

Mais cheia e movimentada, Trouville tem um estilo simples, despojado, com um apetitoso mercado de peixes como uma de suas principais atrações. A cidade, aliás, ainda pode ser considerada como uma vila de pescadores.

A ampla faixa de areia (outra semelhança com Deauville) é cenário para diversas famílias e jovens praticando esportes, tomando sol ou simplesmente se divertindo durante o verão.

Justamente por ter um movimento maior, Trouville conta com muitas opções de restaurantes ao longo de sua parte histórica.

3- HONFLEUR – A POÉTICA

 

A apenas 15 minutos de carro de Deauville e Trouville, fica a terceira cidade do trio, que mais parece uma pintura. Não à toa, a famosa marina de Honfleur, município litorâneo às margens da parte norte do Rio Sena, serviu de inspiração para trabalhos de artistas como Claude Monet, Gustave Courbet, e Johan Jongkind. Aliás, o estilo de pintura das paisagens do litoral da Normandia ganhou o nome de École de Honfleur.

Além da fotogênica marina, Honfleur conta com ruas super charmosas, várias galerias de arte, muitos restaurantes e sorveterias, e a interessante Igreja dos Marinheiros, feita toda de madeira.

É uma cidade perfeita para um passeio tranquilo, paisagístico.

LITORAL DA NORMANDIA – QUAL CIDADE DEVO ESCOLHER?

São três cidades complementares no litoral da Normandia, com propostas diferentes. Vale a pena conhecer todas, mas se estiver em dúvida sobre qual você deve escolher para passar mais tempo ou para pernoitar, podemos dizer que:

DEAUVILLE: mais indicada para quem quer praias bonitas e tranquilas, e um clima mais sofisticado e sossegado. É a cidade que conta com os melhores hotéis da região; boa para casais de mais idade e pessoas que curtem uma experiência mais luxuosa.

TROUVILLE: para quem curte uma vibe mais pé na areia, e busca um lugar mais agitado e com espírito mais jovem. Boa para jovens e famílias com crianças.

HONFLEUR: é a mais artística e instagramável. Não tem as melhores praias, até porque o centrinho está voltado para o Rio Sena, e não para a costa, mas conta com ruas muito charmosas, além de diversos restaurantes e galerias. Boa para casais jovens e para quem curte uma vibe mais cultural.

Fabio Calderon é jornalista de formação, e desde cedo enveredou pelo caminho sem volta das viagens mundo afora. Da Disney à Ásia, não há destino que escape de sua wishlist. Atualmente, comanda a Planejante, agência e consultoria de viagens especializada em roteiros personalizados. Entre suas paixões, além da vida nômade, estão as experiências gastronômicas (de ceviche a hambúrguer, passando por noodles e sorvete), museus, passeios ao ar livre, road trips, e qualquer coisa que seja sinônimo de liberdade e pé na estrada.

Fabio Calderon – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários