Para quem gosta de natureza, passear por esses jardins botânicos com centenas de espécies é uma experiência sensacional! Deixe o ar livre chegar até você.

Nunca houve uma pandemia mundial em que a solução para a população seria ficar em suas casas. Isso consequentemente fez com que mais e mais pessoas passassem a valorizar o verde e aquele passeio no parque.

Registros de jardins botânicos datam de 3.000 anos no Egito antigo, e as vegetações cultivadas não eram apenas para ervas e outras plantas utilizadas como remédios, mas também para elevar o espírito humano.

Com cerca de 1.700 jardins botânicos públicos no planeta fechados por causa do COVID-19, saiba que você pode explorar virtualmente esses paraísos cheios de tranquilidade e experimentar com calma, a paz que eles trazem em segurança da sua sala de estar.

Pegamos uma carona no artigo do site The Spaces, e apresentamos aqui, 9 jardins botânicos lindos para você passear on-line pelo mundo. Confira:

1 – O JARDIM DE VERSALHES, PARIS, FRANÇA

Fotografia: Palácio de Versalhes

Nada como fugir do monte de turistas que geralmente lotam os caminhos do jardim francês mais emblemático do mundo. Em 1661, André Le Nôtre foi contratado por Luís XIV para transformar os bosques e pântanos do local. Simples jardineiro sem formação específica, ele desenhou uma série de jardins e parques ali. Suas realizações são uma obra-prima da bioengenharia em uma homenagem à ordem e simetria e levou 40 anos para ser concluída. Visite os Jardins de Versalhes aqui.

2 – FUNDAÇÃO MONET, GIVERNY, FRANÇA

Explore os caminhos repletos de flores e riachos de flor de lótus que inspiraram o impressionista Claude Monet do século XIX a chamar seu jardim de Giverny de ‘minha mais bela obra de arte’. Depois, passe pela porta da frente com persianas verdes e admire a casa do artista e a coleção de 200 gravuras japonesas.

3 – JARDINS DO CASTELO DE TRAUTTMANSDORFF, TIROL DO SUL, ITÁLIA

Fotografia: Castelo Trauttmansdorff

Caminhe pelas encostas ensolaradas de um dos mais importantes jardins históricos da Itália, seja na primavera, verão ou outono, em passeios de 360 graus pelo castelo medieval de Trauttmansdorff. Estabelecido pela primeira vez em 1850, os visitantes podem passear por 83 jardins diferentes, incluindo um olival de 700 anos, uma floresta de bambu e uma belíssima parede vertical de flores.

4 – JARDINS DE KEW, LONDRES, REINO UNIDO

Fotografia: Rosella Degori 

Ele já foi playground de reis e rainhas. O Royal Botanical Gardens em Kew é um patrimônio mundial da UNESCO que abriga a maior coleção de plantas do mundo. Desde 2011, o Streetview do Google capturou 26 km de passeios dentro do palácio e de suas famosas estufas – incluindo a maior casa de vidro vitoriana do mundo, a Temperance House – com 27.000 tipos de plantas.

5 – JARDIM BOTÂNICO DOS ESTADOS UNIDOS, WASHINGTON

Fotografia: US Botanical 

Conhecido como um ‘museu de plantas vivas’, o histórico jardim botânico dos EUA fica serenamente próximo ao barulhento Capitólio, em Washington DC. O oásis urbano abriga 5.000 orquídeas e um jardim de rosas – o emblema floral dos EUA desde 1986 – e é o único jardim que honra as contribuições das primeiras-damas do país.

6 – JARDIM BOTÂNICO TROPICAL DO HAVAÍ, HAVAÍ, EUA

Uma floresta tropical de palmeiras com flores de hibisco coloridas e vistas do oceano Pacífico levam você a um passeio único pelas diversas topografias do Havaí, O’ahu, Kauai e Maui. Vá de praias arenosas a uma vegetação exuberante e campos vulcânicos.

De Frida Kahlo a Monet: 8 artistas que criaram lindos jardins (e você pode visitá-los pelo mundo quando a pandemia acabar) 

7 – BUFFALO BOTANICAL GARDENS, NOVA YORK, EUA

Frederick Law Olmstead, o renomado arquiteto paisagista por trás do Central Park de Nova York, projetou um dos mais antigos jardins botânicos dos EUA na cidade de Buffalo. Utilizando vídeos de 360 ​​graus, andamos dentro da cúpula de vidro vitoriana de 67 pés de altura do jardim de 120 anos, repleta de árvores de fruto tropical e suculentas.

8 – INSTITUTO INHOTIM E JARDIM BOTÂNICO, BRUMADINHO, BRASIL

Fotografia: Inhotim

Uma coleção de arte e um jardim botânico de renome internacional foram esculpidos no Brasil, pensados ​​pelo excêntrico mineiro Bernardo Paz. Vídeos, instalações, esculturas e pinturas surgem em 23 pavilhões em uma propriedade de 140 hectares que leva três dias para ser explorada a pé. Os amantes de plantas e verde podem focar em torno do parque e de suas esculturas ao ar livre. A coleção botânica exposta hoje pelos jardins conta com cerca de 5.000 espécies, algumas em vias de extinção.

9 – JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, BRASIL

Fotografia: Mike Peel

Caminhe pela trilha dos macacos bugios, veja preguiças, vislumbre tucanos nas florestas e observe a famosa flor de lótus gigante florescer no famoso jardim botânico de São Paulo. O local tem o objetivo de mostrar o quanto a natureza é importante, e enfatizar cada vez mais o cuidado que se deve ter com a biodiversidade. A partir desse intuito, o local abriga inúmeros seres vivos, como por exemplo 380 espécies diferentes de árvores, muitas que estão em risco de extinção, e 139 espécies de aves. Fundado em 1928 pelo botânico Frederico Carlos Hoehne, atualmente são 360 mil metros quadrados e duas grandes estufas onde se conservam a flora e a fauna brasileira. Explore.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários