O termo “arte de rua” agora tem outro significado. Seguindo a mesma lógica dos food trucks – levar comida de qualidade a qualquer parte da cidade -, a iam gallery, galeria de arte de Madri, expandiu o conceito e aceitou o convite de montar uma coleção de arte contemporânea móvel, no sentido literal da palavra.
Em uma parceria com Jaime Colsa, dono da empresa de transportes Palibex, o Truck Art Project transforma a lona de caminhões em uma enorme tela branca, que serve de cenário para obras de inúmeros artista espanhóis. Okuda San Miguel, Marina Vargas e Abraham Lacalle são alguns dos pintores que já estamparam as mais de cem lonas produzidas para o projeto.
Além de reproduzir as telas em seu exterior, alguns veículos abrigam exposições itinerantes em sua carroceria. Por rodarem o país inteiro, o projeto leva arte contemporânea a lugares de difícil acesso na Espanha e que têm pouco contato com esse tipo de conteúdo. “É como um trabalho social”, afirma o empresário e idealizador do Truck Art Project.
Com curadoria de Fer Francés (arte contemporânea) e Óscar Sanz (arte urbana), o projeto desafia os artistas, que têm que lidar com escalas gigantescas, e transforma todos os cidadãos em espectadores involuntários das obras de arte. O resultado final não poderia ser mais bacana!
Fotos: Divulgação.