Depois do start da economia colaborativa e lançamento de inúmeras iniciativas sustentáveis, as pesquisas e tendências mostram que o Lowsumerism (consumo em que menos é mais) veio para ficar. Esse consumir menos significa consumir de maneira mais consciente, buscando alternativas mais “limpas” para viver com o necessário. Já são diversos novos modelos de negócios capazes de atender às nossas necessidades e vontades de uma maneira menos nociva.
E quando falamos em consumo consciente, temos que levar em consideração também a nossa alimentação; ingredientes mais saudáveis, sem agrotóxicos e de produtores locais. As pesquisas apontam que a geração futura pode viver até 10 anos a menos por conta dos péssimos hábitos alimentares e o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo – cerca de 7,5 litros de veneno ao ano. Outro dado relevante é o elevado preço dos orgânicos (quando não comercializado diretamente com o produtor), o que causa uma distância da população carente para um consumo justo e saudável.
E foi pensando em todos esses fatores que nasceu a Verdeando, uma plataforma colaborativa (em construção) que mapeia os principais pontos de interesse “verdes” no Brasil (restaurantes, lojas, feiras, produtores) – para o vegetariano, o vegano e também para as pessoas com restrições ou apenas aquelas que querem ter uma alimentação mais saudável.
“Verdeando é como um Foursquare do bem! Com ele, você encontra produtores orgânicos, restaurantes, lojas e feiras mais próximas de você que vendam produtos saudáveis, vegetarianos, veganos, sem lactose, sem glúten, etc. Assim fica fácil viver melhor.” – explica Daniela Barbosa, uma das fundadoras da plataforma.
Mas a cereja do bolo é a sua finalidade social: tudo o que você faz na plataforma (check in, curtidas, avaliações, etc.) gera uma moeda virtual chamada Sementes do Bem. Com ela, você poderá comprar os produtos Verdeando que são a construção de hortas comunitárias em bairros carentes, palestras para escolas públicas, creches ou até mesmo cursos de produção de orgânicos para famílias de baixa renda.
A startup acabou de abrir a lista para cadastrar os primeiros usuários e já começar com Sementes no bolso! Lojistas também são bem vindos. A nova alternativa sugere que podemos evoluir a nossa maneira de ganhar e até aprender a gastar com mais inteligência. Ao adotar uma postura lowsumer você entende que pequenas atitudes podem gerar grande impacto, além de ter um consumo mais equilibrado.
Nós queremos ver a ideia funcionando e achamos a iniciativa muito bacana! Convide seus amigos e espalhe. Por um mundo mais colaborativo e sustentável!
*O Verdeando foi semifinalista no SB RIO Sustainable Brands 2015 e vencedor do Sebrae Startup Word 2015. Para saber mais: No Facebook: /projetoverdeando.
Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram +Tumblr e assine nossa newsletter para updates.