Art Attack

Victoria Villasana usa bordado sobre fotografia e cria fantásticas obras que falam sobre conexão cultural e humana

Antigas fotografias em preto e branco ganham vida nas mãos da artista têxtil Victoria Villasana, nascida em 1982 em Guadalajara, no México. Depois de estudar design em seu país, Victoria passou mais de uma década em Londres. Ela conta que desde sempre foi interessada em observar as diferentes culturas e o espírito humano, levando em consideração como as pessoas se relacionam entre si em um mundo fragmentado e pós-digital.

Assim, se tornou conhecida por seus conceitos e sua arte de rua ao trazer feminilidade, e ao mesmo tempo rebeldia, através de imagens transculturais. A artista usa técnicas de bordado tradicionais e mistura fantásticas aplicações em linhas, cores, frases de efeitos e retratos vintage em suas obras.

VIBRAÇÃO POP CULTURAL NO TRABALHO DE VICTORIA VILLASANA

Artistas e celebridades, personalidades políticas, músicos, atores e atrizes, todos ganham pontos de destaque em cores brilhantes, sem esquecer do redor dos olhos. Victoria conta que isso traz uma sensação de empoderamento quando ela retrata ícones feministas como a cantora Nina Simone e a artista Frida Kahlo.

Victoria Villasana também leva seus trabalhos para as ruas e cria desde intervenções com fios híbridos, cartazes e até murais inteiros.

O dinamismo em seu trabalho deriva da maneira como o fio é deixado nas obras sem cortes, abaixo dos quadros. Para ela, isso traz uma estética surreal e reflete a aceitação de transitoriedade e da imperfeição. Agora, residente no México, Victoria Villasana tem peças exibidas em exposições e instalações públicas em todo o mundo.

Mensagens positivas, cores, padrões, surrealismo, mudança, multiculturalismo, integração, conexão cultural e humana.

Isso é o que você vai encontrar nas incríveis obras de Victoria Villasana! Confira:

“As intervenções com os fios coloridos transmitem força, mas também uma sensação de vulnerabilidade compartilhada que pode ser experimentada dependendo do estado de espírito projetada pelo visualizador” – diz Victoria Villasana.

Acompanhe o fantástico trabalho de Victoria Villasana no Facebook e Instagram.

Via.