Você já deve ter conhecido a nossa série Você está trabalhando com o que ama? São posts que trazem diversas histórias e projetos que mostram que o trabalho não é apenas obrigação, mas sim dedicação, felicidade, realização profissional e verdadeira fonte de prazer.
Já mostramos estudos, empresas bacanas que falam muito sobre trabalhar com paixão, sobre fazer aquilo que você acredita. Hoje então, temos mais alguns assuntos para você se inspirar!
Adoramos a entrevista que vimos na Revista Época com Jason Fried, escritor, blogueiro, empresário fundador da 37 Signals, especializada em desenvolver aplicativos para a internet. Jason acaba de lançar seu segundo livro, Rework, que traz algumas das filosofias que ele usa em sua empresa. Alguns pontos bacanas que ele levanta com na entrevista com o tema “É difícil trabalhar no local de trabalho“.
– Há vários erros no modelo de gestão de empresas e de funcionários. Definir prioridades o tempo inteiro é um deles: tudo parece prioritário; logo, nada tem prioridade.
– É difícil trabalhar no trabalho. Não nos deixam. O escritório, está repleto de interrupções, logo, as pessoas trabalhariam melhor se não fossem interrompidas.
– Hoje, a filosofia nos negócios tem como única opção o mais: você precisa crescer rápido, vender mais, produzir mais, lucrar mais. Claro que é importante crescer, vender e lucrar. Mas muitas vezes perdemos o foco e somos desonestos com nossos projetos de vida por causa disso. O melhor exemplo são os viciados em trabalho. Todos admiram os workaholics como se eles fossem heróis. Estão errados: eles não são heróis. O verdadeiro herói está em casa, porque arranjou um jeito rápido e prático de resolver seus problemas e fazer seu trabalho.
– Menos é menos. Nem sempre mais é melhor. Menos sempre é uma opção para melhorar sua vida. Trabalhar menos dá tempo livre para viver e trabalhar melhor.
E ele não tem razão? Leia toda a entrevista aqui.
Um site bem legal é o 99U- Insights on making ideas happen, iniciativa do Behance. Para realmente transformar grandes ideias em realidade, o 99U traz diversas dicas, eventos, artigos, livros e insights para estimular a criatividade e orientar os interessados com as melhores práticas para aumentar a capacidade de ser bom naquilo que já é. Falam que devemos agir, experimentar, falhar, adaptar e aprender todos os dias. Vale a pena conhecer!
Uma outra ideia bem interessante é o One Minute Wonder, uma série de vídeos de 1 minuto com diversos profissionais contando sua história pessoal em 60 segundos. São artistas, empresários, designers que apresentam seus insights, desejos, inspirações, sua personalidade e o que faz seu coração bater.
As meninas do Agora Sim, já nos inspiraram bastante por aqui. Essa semana, um texto que nos chamou bastante atenção foi da Lya Luft: Trabalhar e Sofrer. Algumas partes que nos fizeram repensar o modelo de trabalho que vivemos hoje:
– O trabalho que dá valor ao ser humano e algum sentido à vida pode, por outro lado, deformar e destruir. O desprezo pela alegria e pelo lazer espalha-se entre muitos de nossos conceitos, e nos sentimos culpados se não estamos em atividade, na cultura do corre-corre e da competência pela competência, do poder pelo poder, por mais tolo que ele seja.
– Quanto tempo o meu trabalho – se é que temos escolha, pois a maioria de nós dá graças a Deus se consegue trabalhar por um salário vil – me permite para lazer, ou o que eu de verdade quero, se é que paro para refletir sobre isso? Quanto tempo eu me dou para viver? Quanto sobra para meu crescimento pessoal, para tentar observar o mundo e descobrir meu lugar nele, por menor que seja, ou para entender minha cultura e minha gente, para amar minha família?
Fica aqui a nossa reflexão! Boa segunda!
Gostou? Veja todos os posts da série Você está trabalhando com o que ama? > Veja: 1ª parte aqui, 2ª parte aqui, 3ª parte aqui, 4ª aqui e a história do Felipe aqui.
Imagem topo e lâmpada: Shutterstock.