Women Who Draw: catálogo virtual promove visibilidade a ilustradoras de todo o mundo. Que tal apresentar seu trabalho?
Atenção editores, diretores de arte, revistas e apaixonados por ilustrações: não há mais espaço para justificativas fajutas sobre a ausência de mulheres ilustradoras no mercado. O Women Who Draw, projeto e plataforma criada exclusivamente para compartilhar trabalhos femininos, apresenta uma infinidade absurda de estilos, traços, cores e maneiras de se expressar, livre para dar vida a qualquer sentimento sem imagem.
Percebendo a ausência de ilustradoras comissionadas nos veículos de mídia e páginas de revistas norte-americanas influentes, Julia Rothman e Wendy MacNaughton tiveram a iniciativa de bolar um site que divulgasse exclusivamente trabalhos feitos por mulheres de todos os cantos do mundo, dando preferência a grupos minoritários e facilitando as pesquisas.
Junto à webdesigner Jenny Volvoski, o projeto Women Who Draw foi criado como uma oportunidade para parcerias, visibilidade, divulgação e consultas dessas profissionais extremamente criativas.
De acordo com as fundadoras da plataforma, em uma entrevista concedida ao site P3, o projeto tomou grandes proporções logo após a eleição de Donald Trump, devido a todo o alvoroço relacionado à discursos agressivos e sexistas.
Como são mais de 2.700 nomes cadastrados, você pode filtrar seu interesse como preferir. São artistas sustentadas pela diversidade, e a singularidade de cada uma é refletida na forma como as buscas são feitas no site.
Os filtros passam por etnia, religião, orientação sexual, e por aí vai. Se sua vontade é ver trabalhos de uma artista brasileira, por exemplo, basta escolher a opção “South America” e, automaticamente, será encaminhado para o próprio site da ilustradora.
A cada mês o Women Who Draw surge com um novo desafio, abordando assuntos diversificados e convidando as ilustradoras a compartilhar trabalhos no Instagram, a partir da hashtag #WWDTogether, sempre com o intuito de reivindicar os direitos das mulheres, igualdade, equidade, além de conscientizar as pessoas sobre a importância da arte no universo feminino.
https://www.instagram.com/p/BSKTX_vgloF/?taken-by=thewomenwhodraw
Para quem ficou com vontade de fazer parte deste incrível projeto, basta se inscrever através de um formulário dentro da plataforma. Só é necessário ter um site ou mídia social que apresente seu portfólio. Incrível, não?
Aqui vai um gostinho desse projeto maravilhoso:
Acompanhe o Women Who Draw através do perfil no Instagram, página no Facebook, Twitter e pelo próprio site.
Imagem de Capa: Marie Boiseau.
Via.