Women You Should Know: Pôsteres ilustrados mostram histórias de mulheres que mudaram o mundo (e o download é grátis!)
Cientista, tecnóloga, empreendedora, defensora dos direitos humanos, química, educadora, astronauta, doutora, roboticista, matemática. Profissões que normalmente são dominadas por homens. Mas esse projeto bem legal tem contado a história de mulheres que transformaram o mundo – e espalhado aprendizado por meio de informação e tecnologia.
Women You Should Know é uma plataforma que apoia mulheres e suas ideias para mudar o mundo. Através de conteúdos inspiradores (em inglês), o projeto destaca mulheres e meninas que estão se esforçando, construindo e inovando, mudando o status quo, esmagando estereótipos e desafiando as probabilidades.
Elas então, encomendaram pôsteres ilustrados com download grátis criados por quatro artistas da América do Sul, África, Oriente Médio e China para criar uma nova série para sua coleção. É a segunda vez que isso acontece. E o resultado não poderia ser mais legal!
No entanto, agora oferecem a opção de baixar os pôsteres em 8 idiomas diferentes (Francês, Francês canadense, alemão, italiano, espanhol, português do Brasil, chinês simplificado e inglês). Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente os pôsteres inspiradores (basta clicar acima no idioma que preferir), já que cada um celebra uma mulher inovadora diferente que todos deveriam conhecer.
O podcast Nevertheless explicou : “As mulheres apresentadas são modelos incríveis no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Você pode baixar os pôsteres, imprimir e colar na sua escola ou trabalho. Ao fazer isso, você ajuda a aumentar a conscientização sobre as realizações dessas mulheres e, esperançosamente, inspira uma nova geração que vem por aí”.
Vem conhecer essas incríveis com a gente!
TU YOUYOU – QUÍMICA E EDUCADORA FARMACÊUTICA
Tu Youyou é química e educadora farmacêutica chinesa. Ela descobriu a artemisinina (também conhecida como qinghaosu ) e a dihidroartemisinina, drogas usadas para tratar a malária. Sua descoberta foi um avanço significativo na medicina tropical do século XX, salvando milhões de vidas em todo o mundo.
Por seu trabalho, Tu recebeu o Lasker Award de 2011 em medicina clínica e o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015, juntamente com William C. Campbell e Satoshi-mura. Ela é a 1ª ganhadora do Nobel da China em fisiologia ou medicina e a 1ª cidadã da República Popular da China a receber um Prêmio Nobel em qualquer categoria. Ela também é a 1ª pessoa chinesa a receber o Lasker Award. Tu Youyou nasceu, estudou e realizou sua pesquisa exclusivamente em seu país.
Artista: Xu Hui. Xu Hui é uma ilustradora de Jinan, China. Você pode ver mais de seu trabalho no Behance.
ROSALIND FRANKLIN – CIENTISTA
Rosalind Franklin foi pioneira no estudo de estruturas moleculares que recebeu bastante reconhecimento entre os cientistas (estrutura molecular de carvão, vírus e DNA). Suas imagens de difração de raios X do DNA permitiram que os famosos Francis Crick e James Watson da Universidade de Cambridge identificassem a estrutura de dupla hélice da molécula.
Durante anos, seu trabalho na estrutura passou despercebido, pois apenas Maurick Wilkins, colega de Crick, Watson e Franklin, recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta em 1962. Em 2003, a Royal Society estabeleceu o Prêmio Rosalind Franklin para chamar a atenção para o trabalho extraordinário das mulheres na ciência.
Artista: Juliette Brocal é uma estudante de animação e ilustradora francesa que gosta de desenhar lugares à beira-mar, coisas do folclore e pessoas tocando música.
MARIA DA PENHA – BIOFARMACÊUTICA E DEFENSORA DE DIREITOS HUMANOS
Maria da Penha é biofarmacêutica brasileira e defensora dos direitos humanos. Ela defende os direitos das mulheres, particularmente contra a violência doméstica. Quando Maria da Penha foi quase morta por seu marido, não havia uma única delegacia de polícia que pudesse ir no Brasil (especializada em violência contra mulheres). O caso de Maria definhou no tribunal por duas décadas, enquanto o marido permaneceu livre.
Anos depois, em uma decisão histórica, o Tribunal de Direitos Humanos criticou o governo brasileiro por não tomar medidas efetivas para processar e condenar os autores de violência doméstica. Em resposta a isso, em 2006, o governo brasileiro promulgou uma lei conhecida como Lei Maria da Penha sobre Violência Doméstica e Familiar, que aumentava a severidade da punição.
Artista: Camila Rosa. Camila é ilustradora e designer freelancer no Brasil. Seu trabalho traduz as mulheres de uma perspectiva alternativa: latino-americana, corajosa, poderosa e que não se encaixa nos principais padrões de beleza. Camila acredita que é importante que seu trabalho possa ser usado para apoiar e educar meninas e mulheres em todo o mundo.
MAE C. JEMISON – ASTRONAUTA E DOUTORA
Mae C. Jemison é uma engenheira americana, médica e astronauta da NASA. Ela se tornou a 1ª mulher afro-americana a viajar no espaço quando entrou em órbita a bordo do Space Shuttle Endeavor em 12 de setembro de 1992. Renunciou à NASA em 1993 para fundar uma empresa que pesquisava a aplicação da tecnologia na vida cotidiana. Ela apareceu na televisão várias vezes, inclusive como atriz em um episódio de Star Trek: The Next Generation. É dançarina e possui 9 doutorados honorários em ciências, engenharia, letras e humanidades. Atualmente é diretora da organização Starship 100 anos.
Artista: Karina Perez é uma ilustradora / designer americana mexicana. Ela está sempre interessada em explorar a narrativa através do design e das cores para comunicar visualmente o amor e a aceitação que recebe das pessoas ao seu redor.
JULIANA ROTICH – TECNÓLOGA E EMPREENDEDORA
Juliana Rotich é tecnóloga, consultora estratégica, empreendedora e palestrante. É co-fundadora da BRCK Inc , uma empresa de tecnologia de hardware e serviços sediada no Quênia. O BRCK foi formada para desenvolver tecnologias úteis e inovadoras em ambientes de baixa infraestrutura. Juliana também foi co-fundadora da Ushahidi Inc., uma empresa de tecnologia sem fins lucrativos, especializada no desenvolvimento de software livre e de código aberto para alterar o fluxo de informações no mundo.
Artista: Thandiwe Tshabalala. Thandiwe é um artista da Cidade do Cabo. Seu trabalho é ousado, colorido e conceitual. Em 2015, ela foi premiada com o prestigioso Prêmio Mbokodo de Mulheres da África do Sul nas Artes, na categoria Design Criativo.
DRA. HAYAT SINDI – CIENTISTA E INOVADORA
Dra. Hayat Sindi nasceu em Makkah, na Arábia Saudita e é uma das principais biotecnologistas do mundo. Ela é a fundadora e presidente do i2 Institute e co-fundadora da Diagnostics For All. Hayat foi classificada pela revista Arabian Business como a 19ª árabe mais influente do mundo e a 9ª mulher árabe mais influente. Sindi tem doutorado em biotecnologia pelo Newnham College, Cambridge, que obteve em 2001; ela foi a 1ª mulher saudita a ser aceita na Universidade de Cambridge a estudar o campo da biotecnologia e a 1ª dos Estados Árabes e do Golfo Pérsico a concluir seu doutorado.
Artista: Lidia Tomashevskaya é ilustradora freelancer de Tel Aviv, Israel. Lidia já trabalhou com editoras criando ilustrações para livros e produziu desenhos e design gráfico para marcas como Hewlett Packard.
GLADYS WEST – MATEMÁTICA
Gladys West é uma matemática americana conhecida por suas contribuições à matemática que sustenta o GPS. Suas pesquisas só foram descobertas, no entanto, quando um membro de sua irmandade, Alpha Kappa Alpha, leu uma breve biografia que West havia enviado para uma função de ex-alunos.
Artista: Geneva B é uma ilustradora autodidata da Carolina do Norte. Ela adora trabalhar com cores, desenhar cabelos e adicionar caprichos com um toque de realismo e felicidade.
CYNTHIA BREAZEAL – CIENTISTA E ROBOTICISTA
A Dra. Cynthia Breazeal é Professora Associada de Artes e Ciências da Mídia no Massachusetts Institute of Technology, onde fundou e dirige o Personal Robots Group no Media Lab. Ela também é fundadora e cientista-chefe da Jibo, Inc. É pioneira em Robótica Social e Interação com Robô Humano. É também autora do livro Designing Sociable Robots, e publicou mais de 100 artigos revisados por pares em periódicos e conferências sobre os tópicos de Robótica Autônoma, Inteligência Artificial, Interação Humano-Robô e Aprendizado de Robô.
Artista: Joana Neves é uma artista digital de Portugal que adora desenhar e começou a aprender a pintar digitalmente em 2014. Joana é motivada pelo seu interesse de longa data por moda, contos populares, burlesco e animação.
Também vale a pena se inspirar nos outros conteúdos empoderadores do Women You Should Know: o site conta as histórias de mulheres e meninas que estão transformando o ensino e o aprendizado por meio da tecnologia. Para saber mais, acompanhe o projeto no Facebook, Twitter , Pinterest ou Instagram.