Com apenas 10 anos de idade, a artista Julia Riordan se apaixonou por crochê e tricô. Desde então, ela não parou mais de explorar as possibilidades de criação entre as linhas coloridas. A vontade de costurar se uniu à paixão por street art: em 2013, Julia fez sua primeira yarn bombing (arte urbana em crochê ou tricô) e gostou da experiência.
De Londres à Estocolmo, onde vive agora, Julia colore as cidades por onde passa cobrindo árvores, cercas e outros espaços públicos com sua arte.
Mensagens good vibes e a temática feminista são marcas do trabalho da artista.
As últimas intervenções de Julia vem fazendo sucesso pelas ruas de Estocolmo. São splashes de crochê coloridos que “escorrem” de torneiras para as calçadas. Incríveis!
Segundo Julia, as instalações de crochê podem durar anos, e, ao contrário de outras formas de grafite, são facilmente removidas, caso necessário. No entanto, a prática ainda é tecnicamente ilegal em alguns lugares.
O Yarn Bombing é um estilo de arte expressiva, manual e decorativa que ajuda a recuperar e personalizar lugares públicos que antes estavam esquecidos e não tinham muita atenção. Hoje existem inúmeros grupos de tricô graffiti e crochê em todo o mundo, cada um com seus próprios projetos que são executados no mundo todo.
Em 2012, a artista lançou sua própria marca, Julia Rio, especializada em gorros únicos e outros acessórios produzidos à mão. Acompanhe o seu trabalho no Instagram!