Com papel colorido em punho, a ilustradora Yulia Brodskaya criou retratos tridimensionais impressionantes, que refletem a beleza encontrada na velhice. Ao lançar mão de uma técnica de artesanato chamada quilling (arte que utiliza tiras de papel ou filigrana), a artista russa concentrou-se nos tons de pedras preciosas que, por sua vez, também serviram de título para suas obras. São elas: jade, topázio e Ametista.
“Costumava dizer que estava desenhando com papel, mas acredito que com a técnica encontrei uma maneira de pintar com papel”, diz a artista. “Misturo tiras coloridas como gostaria de misturar tintas em uma paleta. Estas obras falam sobre cor, e a sensação tátil do papel vem para adicionar. Elas se assemelham à pintura a óleo e tinta acrílica, especialmente a certa distância, mas com um toque texturizado.”
Abaixo, acompanhe uma demonstração passo a passo do processo em vídeo:
Nascida em Moscou, a designer gráfica e artista Yulia Brodskaya vive e trabalha no Reino Unido, onde elabora ilustrações com papel para grandes marcas e publicações, como Google, Hermes, Nokia, Cadbury, The Guardian, The New York Times e Paramount Films.
Antes de mudar-se para Londres, em 2006, a artista já demonstrava interesse por origami, tipografia, pintura em tecido e colagem, mas há aproximadamente oito anos o papel, cola e a tesoura transformaram-se em verdadeiros aliados. Especialista em quilling hoje é conhecida internacionalmente por suas obras tridimensionais.
Da arte à poesia. Um trabalho minucioso e especialmente colorido! Veja mais peças criadas por Yullia Brodskaya em seu site e Facebook.
Via.