tendência de decoração em 2016

A gente adora tendências! Não para segui-las como uma regra, mas sim, para tê-las como referência e encaixar os insights dentro do nosso próprio estilo, seja através da moda, das cores e  da decoração. Por aqui, a gente já falou sobre os tons do ano e as combinações que vão ser a cara de 2016. Mostramos o estudo feito pela Colours Futures, o Ouro Monarca, além das duas cores escolhidas pela Pantone, o Quartzo Rosa e Serenidade.

E pensando justamente em tudo isso – tendências, referências, insights – o Pinterest lançou o Pinterest 100, uma lista anual que traz objetos e estilos que irão dominar a decoração este ano, ao examinar mais de 100 milhões de contas de seus usuários e todos os “Pins” que circularam pela rede.

Em 2016 vai ter papel de parede metalizado, tons mais orgânicos e neutros escuros, flâmulas têxteis, almofadas estampadas e muito mais. Se você está pensando em fazer pequenas mudanças em sua casa ou em apenas um cômodo, fique de olho! Confira:

tendência de decoração em 2016 banheiros azulejos geométricos

1 – Azulejos geométricos 

Quer adicionar um pouco de cor e design a um espaço pequeno como um banheiro? Use azulejos ou ladrilhos geométricos. Em vez de optar pelo padrão quadriculado ou piso chevron, que tal uma estampa gráfica que cria um estilo mais artístico? Segundo o Pinterest, combiná-lo com tons e materiais mais neutros como mármore e peças brancas traz uma estética ao mesmo tempo elegante e criativa.

tendência de decoração em 2016 design estilo escandinavo

2 – Design com inspiração na Escandinávia

Nada é mais aconchegante visualmente do que um espaço com inspiração escandinava. A mistura de texturas e materiais neutros dão vida à quartos e salas convidativas. São projetos caracterizados pela simplicidade, equilíbrio, minimalismo e funcionalidade.

tendência de decoração em 2016 sem fios aparentes

3 – Fios escondidos

Isso não devia ser tendência, mas sim, obrigatoriedade em todas as casas! Porque ninguém gosta de olhar para os conjuntos emaranhados de fios, que bagunçam e atrapalham limpeza. Busque esconder os fios para criar ambientes wireless cada vez mais práticos.

tendência de decoração em 2016 cinza

4 – Tons de cinza

Parece que o sucesso vai além dos 50 tons de cinza. As paredes escuras se destacam esse ano e ganham força, o que é muito bom, já que a cor (neutra) pode ser combinada com praticamente tudo! Por isso, não há jeito da aplicação dessa cor dar errada! Se o seu estilo é mais clássico, opte pelos tons mais claros.

tendência de decoração em 2016 almofadas estampadas

5 – Almofadas estampadas

Colocar uma almofada com estampa gráfica em um sofá ou cama é uma das maneiras mais fáceis e rápidas para criar uma decoração peculiar. Vale encontrar opções divertidas e coloridas nas diversas lojas online, como a Creme de la Creme da Not Ordinary. Lembrando apenas que as almofadas devem combinar com o estilo de decoração que você escolher.

tendência de decoração em 2016 tons neutros branco preto

6 – Tons neutros (branco, preto e cores mais orgânicas)

Tudo indica que 2016 é o ano das cores neutras. Podemos notar que a paleta para 2016 é amena, sofisticada, baseada em meios-tons suaves. As cores vem com uma sensação calorosa, porém sutil. Além do branco e preto, elas deixaram de ser primárias avançando em uma direção a uma matiz mais sóbria, agradável, com uma faceta escura e misteriosa. Isso significa que se você gosta da ideia é hora de apostar na tendência!

tendência de decoração em 2016 flâmulas de tecido na parede

7 – Flâmulas em tecido ou tapeçaria para decorar a parede

Quer decorar a parede mas está cansado de pôsteres e quadros tradicionais? As flâmulas feitas em tapeçaria. linhas ou tecido estão com tudo e são perfeitas para serem penduradas nas paredes. A escolha é ousada e bonita. Elas podem variar em tamanho e textura, e você pode explorar a que se adapte melhor à estética interior de seu ambiente. Passo a passo da flâmula colorida aqui e o “Let’s Make Stuff” aqui.

follow-the-colours-tendencia-decoracao-2016-otimizar-espacos

8 – Espaços otimizados em casa 

Vamos falar a real: nem todos nós temos grandes espaços em nossas casas e apartamentos. Mas, em vez de se lamentar, preste atenção em alguns truques (ex: o ar condicionado dentro da estante) que economizam espaço e organizam o ambiente. Não tem um armário? Não tem problema – transforme seu quarto em um.

tendência de decoração em 2016 objetos feitos a mão artesanalmente

9 – Objetos feitos à mão ou artesanalmente

A grande tendência é decorar sua casa com itens que têm significado. Pode ser um vaso feito por um artista local da sua cidade ou um bordado que você garimpou durante aquela viagem. Objetos feitos à mão trazem um toque de personalização para a casa.

tendência de decoração em 2016 papel de parede metalizado

10 – Papel de parede com detalhes metalizados

Parece que essa tendência luxo está em ascensão em 2016. Que tal adicionar um pouco de efeito de ouro em sua casa? Esse tipo de papel de parede enfeita e traz uma impressão sofisticada e moderna para os ambientes.

E aí? Se identificou com alguma tendência? Siga o nosso perfil no Pinterest que é recheado de boas inspirações sobre vários assuntos aqui. (Via/Via)

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários