Tem algumas épocas da vida em que a gente precisa mudar. Mudar o corte de cabelo, as roupas ou até a nossa casa. Muitas pessoas procuram tornar o lar mais confortável. Repaginá-lo traz energia e motivação para o dia a dia, já que mudanças nos ambientes sempre dão espaço para a gente soltar a criatividade.

Sem precisar de reforma e quebra-quebra, pequenos detalhes podem alterar a cara de um cômodo. Pensando nisso, confira essas 5 dicas práticas e fáceis de executar para você deixar a sua casa muito mais colorida!

casa mais colorida parede pintura

1) Pintura

Pintar as paredes, um móvel, o piso e até os azulejos do banheiro, por exemplo, é uma das maneiras mais fáceis e baratas de dar uma cara nova para a sua casa. Para escolher uma cor, analise o seu perfil, gosto pessoal e também outras cores presentes na sua decoração. Os tons dos móveis, portas e janelas também devem ser levados em consideração.

São inúmeras as possibilidades do que fazer. Precisa de ideias? Faça um efeito geométrico em uma parede, crie bolinhas, pinte outra com uma cor complementar, use tinta lousa na cozinha, abuse das cores para repaginar móveis antigos e renove seu banheiro facilmente.

Para ajudar na sua escolha das cores, saiba aqui como escolher o tom perfeito para pintar a sua casa.

casa mais colorida parede original

2) Quadros, pôsteres, adesivos, espelhos

Vale tudo para complementar as cores em uma parede! Hoje em dia é possível adquirir gravuras diversas em lojas especializadas em decoração, comprar ou baixar pôsteres na internet e utilizá-los nas mais diversas molduras (retangulares, ovais, coloridas).

Os adesivos podem ser usados em um revestimento diferente como nos azulejos da cozinha. Um espelho grande, por exemplo, dá uma sensação de que o espaço é muito maior do que ele realmente é. Aposte nestes detalhes!

casa mais colorida plantas

3) Plantas dentro de casa

O verde dentro de casa traz frescor, mais vida e quebra o peso de cores escuras. Uma planta dentro de casa pode ficar no chão, no balcão da cozinha, ou até na mesa do centro da sala.

É legal ter vasinhos com ervas na cozinha ou flores no lavabo. Caso não bata muito sol na sua casa, opte por espécies que não necessitam de tanta luz e água, como os cactos e as suculentas. Dá até para fazer uma mini horta em casa. Duvida?

casa mais colorida sofá almofadas tapete

4) Cortinas, tapetes, capas de sofás e almofadas

Trocar esses itens esporadicamente pode deixar o ambiente com outra cara, caso você enjoe ou tenha necessidade. Tenha algumas capas de almofadas diferentes uma vez ou outra. As coloridas, estampadas, divertidas, com tamanhos e formatos variados trazem alegria e deixam tudo mais aconchegante.

A capa ou manta de sofá, além de proteger o móvel pode fazer com que ele dure mais. As cortinas também podem ser mudadas de acordo com as cores da decoração, além de enfeitarem o cômodo e bloquear o sol em horários de pico. Já os tapetes, podem fazer um milagre em sua sala. E nem é preciso gastar muito.

casa mais colorida organização

5) Organização

Caixas, porta revistas, prateleiras, cestos, bandejas. Vale tudo para a bagunça ficar um pouco mais organizada. Esses itens deixam os ambientes mais bem arrumados e também decoram o espaço.

No banheiro, por exemplo, as bandejas são ótimas para colocar perfumes e maquiagens. Na área de serviço, você pode usar cestos ou caixotes de madeira para colocar as roupas que serão passadas.

casa mais colorida varanda

Mãos à obra! Quer mais inspiração? Corre lá nos nossos boards especiais de decoração no Pinterest! Imagens: Via.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários