FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_10

Toda casa tem uma história pra contar. Ela pode estar escrita nas lembranças cultivadas ao longo dos anos, nos brinquedos das crianças espalhados pelo chão e até mesmo nos cômodos incompletos do apartamento novo.

Às vezes as próprias paredes sussurram segredos, mostrando marcas do tempo ou fotografias de família. Como um livro aberto, as casas nos convidam a percorrer seus espaços e absorver cada detalhe, revelando aos poucos um novo universo particular.

Foi pensando nisso que Bruna Lourenço e Paula Passini resolveram criar o Histórias de Casa, um site inspirador sobre os diferentes jeitos de viver. Muito além da decoração pura e simples, elas chegaram para mostrar quem são esses moradores e como cada um deles encara o conceito de lar.

Sim, toda casa tem uma história pra contar. E elas querem contar a sua! Conversamos com as duas para saber mais sobre suas inspirações:

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_1

follow-the-colours-historias-de-casa-04

FTC: Queria que vcs falassem um pouco sobre vocês, contassem o que faziam antes e o que fazem hoje. 

Bruna: Eu sou formada em Design de Interiores e trabalhei com projetos por um tempo, mas depois acabei me rendendo ao jornalismo focado em decoração. Em 2010 criei o blog Referans, que hoje faz parte do site da revista Glamour, trabalhei por três anos produzindo conteúdo para um site da área e atualmente sou jornalista freelancer.

Paula: Sou formada em Administração de empresas e Design de Interiores. Durante muitos anos trabalhei em agências de publicidade até descobrir minha verdadeira vocação: a área de decoração. Na minha mudança de carreira, fui curadora de um site de decoração e atualmente presto consultoria para designers.

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_3

FTC: Como surgiu o Histórias de Casa? 

Nós trabalhamos juntas por um período e percebemos o quanto nossos estilos batiam. Disso surgiu uma vontade de produzir conteúdo autoral, então logo pensamos em criar um blog diferente. O interesse de mostrar espaços e histórias veio naturalmente, conforme íamos visitando a casa de conhecidos e percebendo o quanto as lembranças contribuem na criação de um lar. Ao invés de só falar de decoração, quisemos fazer uma abordagem mais afetiva também.

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_8

follow-the-colours-historias-de-casa-01

FTC: Qual a sensação de entrar na casa das pessoas e mostrar para o mundo, algo particular, mas que tem muito a dizer sobre o dono? 

É uma delícia conhecer casas novas, não só pela curadoria do site em si, mas por estar em contato com pessoas tão diferentes e dispostas a abrir as portas para nós. Em todos os lugares que visitamos fomos recebidas com energias boas e de um jeito bem “fiquem à vontade”, sabe? É gente de bem com a vida que tem orgulho da casa e fica feliz em poder mostrar.

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_9

FTC: Vocês enxergam algo similar em todas as casas que já visitaram?

Sim, a vontade de construir um lar de verdade, com aconchego. Engraçado que esse conceito muda de pessoa pra pessoa, mas no fim todos estão buscando isso, inclusive a gente!

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_11

FTC: O que de mais inédito viram em alguma casa?

Bom, estamos visitando casas de estilos bem diferentes, algumas ecléticas, outras mais tradicionais… Mas o item mais inusitado que vimos até agora foi uma obra de arte em um apê kitsch. É uma tela gigante em formato de frango assado – é assinada por Alex Vallauri, precursor do grafite em São Paulo nos anos 80.

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_a1

follow-the-colours-historias-de-casa-02

FTC: Onde o Histórias de Casa quer chegar? 

Queremos crescer para poder visitar casas fora de São Paulo também. A ideia é, em um futuro próximo, viajar para outras cidades para enriquecer esse registro de espaços e pessoas. Temos planos a longo prazo também, mas ainda são segredo! 

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_a2

FTC: 3 sites que definem um pouco o trabalho que estão desenvolvendo hoje.

A maior inspiração nesse estilo é o site do fotógrafo The Selby, mas também gostamos bastante do Freunde von Freunden, que explora essa parte de textos e entrevistas. Dos brasileiros, gostamos do tumblr Casa dos Outros, mas nossa intenção é fazer algo autoral, que tenha a nossa cara.

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_a4

follow-the-colours-historias-de-casa-03

FTC: Uma frase que é a cara do projeto.

Toda casa tem uma história!

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_a5

FTC-Divulgacao_Historias_de_Casa_a6

Vai lá: Histórias de Casa. No Facebook: /historiasdecasa. Instagram: @historiasdecasa.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários