No Japão, banco Sugamo Shinkin deixa qualquer assunto financeiro menos maçante
Quem disse que um banco deve ser igual a todos os outros? As estruturas monocromáticas, decorações sem graça e todos aqueles cartazes de propagandas, poupanças e fundos realmente cansam. Mas no Japão, o banco Sugamo Shinkin, famoso por ter um ambiente acolhedor e vibrante, com certeza não vai deixar você pensando assim.
A quarta filial chamada Nakaaoki Branch, que ficou pronta em 2014, foi criada pela arquiteta Emmanuelle Moureaux, que busca causar impacto através das cores. O slogan ajudou Emmanuelle a se inspirar seguindo a premissa: “we take pleasure in serving happy customers“.
Na fachada, cubos de diferentes profundidades foram pintados com diversas cores e deixaram o prédio super alegre. A arquiteta diz que deseja que o novo banco traga um pouco mais de felicidade e alegria para o dia a dia das pessoas, ao lidar com um assunto muitas vezes chato: dinheiro. A ideia é que a estrutura mude a expressão dos que passarem pelo local e as cores tragam mais vida para a comunidade.
Assim como nos outros 4 estabelecimentos da rede, Emmanuelle brinca com linhas modernas e com diversos tons que aparecem em profundidade diferentes e repetição na parte externa, como se dançassem uma melodia em arco-íris. Pequenos jardins elevados também foram construídos dentro de 12 cubos, onde as mudanças da natureza ficam visíveis. Calêndula, lavanda e árvores como oliveiras crescem ali. No interior, a decoração conta com a ajuda de móveis e acessórios despojados e clean.
No primeiro andar ainda há um jardim aberto, ao lado da seção de financiamento. No segundo piso, uma cafeteria. Por fim, a iluminação tem como protagonista a luz solar que aquece os ambientes proporcionando uma atmosfera de harmonia.
Será que pagar contas, resolver pepinos e sacar dinheiro é menos maçante no Sugamo Shinkin? Acho que sim.