Projeto Andarilha traduz cotidiano em criatividade e conta histórias com muito afeto

Projeto Andarilha traduz cotidiano em criatividade e conta histórias com muito afeto

projeto andarilha cotidiano criatividade

Ana Luiza Gomes é uma dessas pessoas que coloca o amor em tudo o que faz. Depois de lançar vários projetos autorais como #WeJump, Vovó me InspiraEntrevista de uma pergunta só, A Pattern a Day, a mineira segue estrada e pega novos rumos.

Apaixonada por curadoria e pesquisa, Ana embarca em uma nova jornada como uma Andarilha. Sua nova plataforma de conteúdo e pesquisa com esse nome é dedicada a traduzir o cotidiano em criatividade. São pessoas que vivem o percurso. Que buscam, em sua família, inspiração. Em sua cultura, referência. Em si, trajetória. São verdadeiros andarilhos.

A cada mês, uma pessoa é entrevistada. O publicado não é o resultado de perguntas e respostas prontas, mas um texto que narra essa caminhada, onde as percepções pessoais e sensíveis escolhem as palavras. Andarilha fala sobre algo que nos é conhecido, mas ao mesmo tempo desconhecido: o território humano.

Essas pessoas passam seus conhecimentos, tradições e culturas adiante e modos de fazer enraizados em seu cotidiano. A ideia de Ana traduz as diversas formas de expressão dessas pessoas através da arte, literatura, música, gastronomia, fotografia e audiovisual.

projeto andarilha Petrônio e Yang esculturas madeira

“Minha grande motivação é fazer um projeto que traduza o cotidiano criativamente. Por isso, continuo a investigar os processos, as andanças, a caminhada, as escolhas de rumos. Como apaixonada por arte e cultura, isso me move.”

projeto andarilha Petrônio e Yang esculturas madeira

“No Andarilha, vou em busca de conhecer pessoas que também têm como referência sua própria cultura e suas trajetórias de vida e família para criar.”

projeto andarilha Selma Maria Exposição “Meninos Quietos”

“Das andanças da minha avó, herdei primos pelo País. Herdei a mania de ouvir diferentes sotaques na mesma família. Herdei as longas viagens de ônibus. Herdei a vontade de ser Andarilha.”

projeto andarilha Selma Maria

“Estamos tão voltados a buscar sempre externamente aquilo que nos é referência que esquecemos que nossa própria caminhada e nosso próprio cotidiano são fontes de inspiração tão importantes.”

projeto andarilha estrada Alagoas

“Andarilhos são assim. Vivem o caminho. Buscam, em sua família, inspiração. Em sua cultura, referência. Em si, trajetória.”

projeto andarilha poeta costinha

Mais do que tudo, o Andarilha é sobre a compreensão de que no fim, não importa o destino. É no caminho que a vida acontece. Como diria Mia Couto, “a viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.”

Projeto Andarilha Samuel Macedo Reisado de Caretas

Na bagagem, o outro. Vamos juntos?

Projeto Andarilha Louriza ideiera

Assista ao vídeo:

Confira também a entrevista de Ana para o The Summer Hunter. No Facebook: /andarilha.

Fotos e Video: Viquitor Burgos.

SHARE