Obsessão Infinita: Aos 88 anos, Yayoi Kusama abre o seu próprio museu em Tóquio
Aos 88 anos, a artista Yayoi Kusama não para de criar e agora tem seu trabalho eternizado.
A artista japonesa Yayoi Kusama, musa das bolinhas, tem, agora, o seu próprio museu em Tóquio, no Japão. Ele foi inaugurado em 2017 na região de Shinjuku e o site (Yayoi Kusama Museum) pode ser acessado para maiores informações.
O museu é abrigado em um edifício de cinco andares com vidros, criado pelo estúdio Kume Sekkei, em 2014. Na época da construção, entretanto, havia um mistério em torno do prédio já que ninguém sabia para que ele tinha sido construído. Tudo só ficou claro após o anúncio de Yayoi.
A mostra de inauguração do espaço trouxe “Creation is a Solitary Pursuit, Love is What Brings You Closer to Art” (Criação é uma busca solitária, Amor é o que te aproxima da arte, em tradução livre).
A exibição foi centrada na série de pinturas de Yayoi intitulada “Minha Alma Eterna”. Junto com as dezesseis peças dessa série, havia outras da coleção “Amor para Sempre”, que eram desenhos em preto e branco e que inspiraram as criações da artista mais recentes. Também é possível ver uma instalação da artista criada especialmente para o museu.
Prédio do Yayoi Kusama Museum, que fica na região de Shinjuku, em Tóquio.
O primeiro andar do espaço é a entrada e também conta com uma lojinha de presentes. O segundo e terceiro andares são para a exibição das obras de arte. No piso superior, o espaço é reservado para instalações sobre imersões amigáveis de Yayoi no Instagram. Já no último andar é onde fica guardados arquivos e documentos relativos à artista. Também há um espaço ao ar livre para apreciação do público.
Yayoi Kusama ficou bastante conhecida por suas instalações como o “Quarto de Espelhos”, que rodou o mundo e esteve em cidades do Brasil com a mostra Obsessão Infinita, que aborda o seu amor obsessivo por bolinhas.
O museu foi inaugurado em 2017 com o objetivo de divulgar e promover a arte de Kusama, exibindo seus trabalhos e materiais relacionados para contribuir para o desenvolvimento da arte como um todo. A coleção de obras de Yayoi é apresentada em duas exposições a cada ano, juntamente com palestras e vários outros eventos.
AS INSTALAÇÕES DE YAYOI KUSAMA
Instalação ‘Quarto de Espelhos’.
Parte da mostra ‘Obsessão Infinita’ no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo.
Atualmente, a artista está com quase 90 anos e desde 1977, vive voluntariamente em um hospital psiquiátrico. Ainda assim, Kusama produz freneticamente. “Eu estou velha agora, mas eu vou criar mais trabalhos, e melhores. Mais do que eu fiz no passado”, disse em entrevista ao Washington Post.