Rua Augusta, São Paulo. É em uma das esquinas mais notáveis que fica a El Cabriton, loja de camisetas e acessórios mais descolada da cidade. A El Cabriton, além de vender inúmeros produtos com design único, realiza desde 2009 uma exposição de arte inédita ao ar livre. Chamada de Projeto Fachada, a ideia convida todo mês um artista diferente para pintar de forma livre as paredes externas da loja.

Isso mesmo: todo mês, a parte externa ganha cara nova, e em novembro (2017), a El Cabriton comemorou a marca de 100 fachadas diferentes. Não existe um muro no mundo que já tenha tido 100 caras diferentes, muito menos o de uma loja. Nomes como Tipocali, Idea Fixa, Loro Vertz, Bruno Miranda e Lese Pierre já deixaram suas marcas por lá.

O artista da vez foi Giant Land, coletivo de Brasília que já havia pintado a fachada em 2012 e tem uma série de estampas de camiseta de muito sucesso em parceria com a marca. O coletivo enviou Marcelo Araújo, um de seus integrantes, que dedicou 3 dias de trabalho exclusivo nas paredes e o resultado é de cair o queixo!

COMO SURGIU O PROJETO FACHADA EL CABRITON

O que no início parecia um desapego à identidade visual, acabou construindo uma forte imagem junto aos clientes e aos pedestres. “Se à um habituê da região for perguntado onde é a loja da El Cabriton, certamente ele responderá: ‘Ali na esquina com a Jaú, a loja bonita, que todo mês muda de desenho’ “- conta o pessoal da El Cabriton ao FTC.

O objetivo? Valorizar a arte e a diversidade de estilos acima de tudo. Nem sempre os artistas tem experiência com os pincéis, canetões e sprays, o que torna o convite ainda mais desafiador. A El Cabriton tenta mesclar entre grafite, colagens e pinturas mês após mês. O mais legal é que o público tem a chance de conferir a construção do desenho em todas as etapas.

O artista selecionado tem uma semana para realizar seu trabalho na movimentada esquina. É bem comum que várias pessoas, entre transeuntes, estudantes de arte e fotógrafos os abordem durante a intervenção o que torna a experiência para o artista bastante única.

Muitos dos designers convidados deixam os últimos detalhes para serem completados durante a famosa “festa de lançamento da fachada”, onde a loja oferece aos seus clientes cerveja e troca de ideias. Em paralelo com a fachada, os artistas desenvolvem produtos como camisetas, postêres e carteiras que ficam disponíveis na própria loja e no site e os royalties são pagos sob a venda dos produtos.

A EL CABRITON

A loja física da El Cabriton existe desde 2007 em São Paulo, mas hoje envia seus produtos para todo o Brasil. A marca desde seu início propôs projetos que contassem com o apoio de talentos do design, ilustração e arte de rua brasileiros.

A ideia é espalhar cada vez mais arte no mundo, seja através da fachada da loja, em estampas de camisetas, carteiras e outros acessórios. Nessa trajetória mais de 400 artistas já participaram de seus projetos e a marca conta com mais de 600 estampas em seu catálogo.

Um super diferencial é que a El Cabriton possui uma impressora têxtil que realiza toda a produção de suas peças sob demanda. Assim, um mundo de oportunidades é aberto ao cliente que escolhe a estampa, a cor e o modelo da sua peça e pode vê-la ser produzida ali na sua frente.

O método também é sustentável, pois evita a produção de estoques de peças e polui muito menos o meio ambiente do que o silk screen.

100ª FACHADA – COLETIVO GIANT LAND 

O coletivo Giant Land surgiu da vontade do ilustrador e tatuador Marcelo Araújo de criar imagens em grandes formatos. Os desenhos que até então saiam em campanhas publicitárias e matérias de revistas passaram a ser feitos em paredes e murais na rua. Marcelo cria sempre usando como referência imagens de sua infância, de filmes de ficção cientifica, super-heróis, capas de discos e principalmente das séries de super sentai.

El Cabriton, que a 100ª comemoração de sua fachada seja o início de muitas outras!

Curtiu? Acesse o site da loja e de cara ganhe 20% de desconto nas compras acima de $50 com o cupom FTCEUTEAMO (Válido até o dia 18/12/17).

Acompanhe as novidades da marca também no Facebook, YouTube e Instagram!


Imagens fachada Giant Land: Thais Mallon e Acervo Projeto Fachada El Cabriton. 

*Hey! Este conteúdo recebeu incentivo da empresa, isso apenas nos permite produzir mais e melhor. Em nossos publis, só entram marcas e produtos que a gente realmente gosta!

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários