janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves burano

Janelas e portas diferentes: elas podem nos dizer tanto sobre uma casa, uma cidade e até uma região. E foi pensando exatamente nisso que o fotógrafo português André Vicente Gonçalves criou sua série Windows of the World (Janelas do Mundo).

André compilou muitas imagens das janelas de Portugal e de vários outros países que visitou. Ele costuma observar e documentar de acordo com a linha arquitetônica, além de comparar a evolução desde as primeiras, que eram apenas buracos na parede. Assim, as fotos são agrupadas de acordo com uma localização e nos mostram como são parte vital de qualquer construção.

André conta que normalmente escolhe as que mais transmitem uma identificação particular em determinada região. Em Lisboa, por exemplo, escolheu as com azulejos, símbolo da herança cultural da cidade. Em Évora, outra cidade portuguesa, as paredes são sempre brancas com detalhes em amarelo, porque durante o verão as temperaturas ficam acima de 42º graus Celsius.

Enquanto umas são visualmente com mais cores, outras são feitas apenas com materiais neutros e pedras. Seja qual for o seu estilo preferido, essa é uma maneira fantástica de se inspirar. Que tal observar a sua cidade e também nos mostrar? No Instagram, marque #followthecolours!

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves venice

Veneza, Itália.

“Sempre tive uma curiosidade sobre as janelas, como a estrutura das casas mudam de região para região. É uma grande evolução desde as primeiras, que eram apenas um buraco na parede.”

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves evora

Evora, Portugal.

“Acho divertido ver como um pequeno pedaço de vidro entre o interior e o exterior de uma casa nos dá a sensação de segurança. Algumas são muito chamativas, outras bem humildes”. 

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves burano

Ericeira, Portugal.

“Quando estou fotografando, eu dou muita importância aos pequenos detalhes: os padrões, as cores me fascinam”.

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves

Lisboa, Portugal.

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves burano

Burano, Itália.

janelas fotografia windows of world andré vicente gonçalves

Alpes.

No Facebook: /andrevgoncalves. No Instagram: @andrevicentegoncalvesVia.

Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários