Now Reading
Fotógrafo passa 1.500 dias em museus observando pessoas que combinam com obras de arte

Fotógrafo passa 1.500 dias em museus observando pessoas que combinam com obras de arte

Stefan Draschan people matching artworks

A grande maioria das pessoas vai a um museu para observar as obras de arte. Menos o fotógrafo europeu Stefan Draschan, que, para o seu projeto (inusitado e criativo) “People Matching Artworks”, ficou horas em diversos museus esperando para registrar pessoas que combinassem com os quadros.

Draschan afirma que suas fotos não foram encenadas e que o grande segredo foi sua enorme paciência. Ele visitou museus de Paris, Berlim e Viena para esse projeto, que totalizaram meses e meses de espera por seus modelos. “Estive em museus por um total de 1.500 dias nos últimos cinco anos”, conta ele ao site The Hindu

STEFAN DRASCHAN E O PROJETO “PEOPLE MATCHING ARTWORKS” 

O fotógrafo descobriu seu talento aos 34 anos, quando ganhou sua primeira câmera profissional do seu irmão. Formado em História, ele já havia trabalhado como jornalista, professor, DJ e analista de redes sociais.

Seu projeto de maior repercussão, “People Matching Artworks” é o resultado incomum de pessoas que se parecem com Monets e Van Goghs. São pessoas que se vestem com as cores ou param para observar os quadros de forma que parecem fazer parte dos mesmos. Draschan começou a documentar essas cenas em 2015 e desde então ele já registrou mais de 1000 fotos.

Além de fotografar pessoas que combinam com obras de arte, Stefan também captou algumas imagens engraçadas como pessoas dormindo em museus e bibliotecas. Na verdade, esta também é uma série inteira em si. “Curiosamente, às vezes também encontrei pessoas discutindo com as obras de arte”, lembra ele.

O resultado é muito interessante e faz a gente se questionar: a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Para conferir o trabalho, acesse o site de Stefan Draschan ou diretamente o Tumblr do projeto “People Matching Artworks”. O fotógrafo também lançou um livro com os retratos dessa série, disponível na Amazon.

Scroll To Top