A grande maioria das pessoas vai a um museu para observar as obras de arte. Menos o fotógrafo europeu Stefan Draschan, que, para o seu projeto (inusitado e criativo) “People Matching Artworks”, ficou horas em diversos museus esperando para registrar pessoas que combinassem com os quadros.

Draschan afirma que suas fotos não foram encenadas e que o grande segredo foi sua enorme paciência. Ele visitou museus de Paris, Berlim e Viena para esse projeto, que totalizaram meses e meses de espera por seus modelos. “Estive em museus por um total de 1.500 dias nos últimos cinco anos”, conta ele ao site The Hindu

STEFAN DRASCHAN E O PROJETO “PEOPLE MATCHING ARTWORKS” 

O fotógrafo descobriu seu talento aos 34 anos, quando ganhou sua primeira câmera profissional do seu irmão. Formado em História, ele já havia trabalhado como jornalista, professor, DJ e analista de redes sociais.

Seu projeto de maior repercussão, “People Matching Artworks” é o resultado incomum de pessoas que se parecem com Monets e Van Goghs. São pessoas que se vestem com as cores ou param para observar os quadros de forma que parecem fazer parte dos mesmos. Draschan começou a documentar essas cenas em 2015 e desde então ele já registrou mais de 1000 fotos.

Além de fotografar pessoas que combinam com obras de arte, Stefan também captou algumas imagens engraçadas como pessoas dormindo em museus e bibliotecas. Na verdade, esta também é uma série inteira em si. “Curiosamente, às vezes também encontrei pessoas discutindo com as obras de arte”, lembra ele.

O resultado é muito interessante e faz a gente se questionar: a vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Para conferir o trabalho, acesse o site de Stefan Draschan ou diretamente o Tumblr do projeto “People Matching Artworks”. O fotógrafo também lançou um livro com os retratos dessa série, disponível na Amazon.

Jornalista, pós-graduanda em Práticas Contemplativas e Mindfulness pela PUC-Rio. Aquariana, viciada em café e podcast, acredita na humanidade mas tem fortes dúvidas sobre Deus.

Gabriela Pimenta – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários