Now Reading
Os tradicionais tapetes do Azerbaijão ganham estética da glitch art nas mãos de Faig Ahmed

Os tradicionais tapetes do Azerbaijão ganham estética da glitch art nas mãos de Faig Ahmed


O Azerbaijão, país localizado entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático, possui como parte de sua história tapetes feitos à mão, cheios de detalhes, formas e cores. Nas mãos de Faig Ahmed, as tradicionais peças são recriadas.

Suas padronagens são alteradas para criar composições com distorções contemporâneas: pixels, grafites, ilusões ópticas e várias imperfeições intencionais – características da Glitch Art, que explora a estética do erro e a variedade de técnicas de manipulação de imagens digitais para transformá-las em formas não convencionais de arte.

O artista rearticula o design original desmanchando sua estrutura para construir composições que enganam o olho, que mais parecem derreter ou não “carregar” por inteiro direito. Assim, os tapetes ganham formas escultóricas contemporâneas que parecem, de fato, falhas digitais.

faig-tapetes-12
Ahmed, natural do país, explica que seu fascínio pelos têxteis decorre de seu valor histórico, da humanidade usando tecidos para quase todo o comprimento da história humana. “Outra coisa que me interessa é o padrão”, comenta. “Padrões e ornamentos podem ser encontrados em todas as culturas, às vezes semelhantes, às vezes muito diferentes. Considero-os palavras e frases que podem ser lidas e traduzidas para uma linguagem que todos nós entendemos”.

faig-tapetes-3

faig-tapetes

O artista atualmente vive e trabalha na cidade de Baku. Formado em Escultura pela Academia Estadual de Belas-Artes do Azerbaijão em 2004, Faig focou primeiramente em pintura, vídeo e instalação, mas hoje concentra-se em têxtil e escultura.

Recentemente, Ahmed fez uma exposição individual na galeria italiana Montoro12 intitulada “Omnia Mutantur, Nihil Interit”, algo como “Tudo muda, nada perece”, e as obras na mostra conjunta “Crafted: Objects in Flux” (Objetos em Fluxo), que aconteceu no Museu de Belas Artes de Boston (EUA).

faig-tapetes-11

faig-tapetes-2

faig-tapetes-7
faig-tapetes-10


faig-tapetes-9

Muitos desses trabalhos recentes também estão ligados aos interesses de Faig Ahmed na pesquisa genética e na física quântica: os tapetes ‘mutados’ servem como uma tentativa de mostrar a impossibilidade de encontrar simetria na natureza em um mundo caótico.

faig-tapetes-5
Para mais informações, vale a pena acessar o site do artista!

Via.

Scroll To Top