ArtRio 2016: nossa visita à fantástica feira de arte moderna e contemporânea no Pier Mauá
A 6ª edição da ArtRio 2016 levou ao Rio de Janeiro, dos dias 28 de setembro a 02 de outubro, o melhor do cenário da arte moderna e contemporânea nos armazéns do Pier Mauá. Confira destaques das obras e visita que fizemos!
O evento tem como principais objetivos fomentar a produção, divulgação e distribuição da arte brasileira no país e no exterior. Neste ano, a ArtRio 2016 – Feira Internacional que reúne artistas do Brasil e do mundo, trouxe mais de 49 mil pessoas à cidade, 50 colecionadores e curadores, além de 73 galerias, sendo que 19 delas realizavam sua estreia.
A importância do mercado artístico no Brasil foi reforçada, da mesma forma como a prática de doações de obras para museus e coleções públicas foi extremamente incentivada.
O FTC teve o prazer de vivenciar uma sexta-feira inteirinha na ArtRio a convite da Heineken, marca que apoiou a iniciativa pelo segundo ano consecutivo. Hoje você confere alguns destaques e obras do que vimos:
No Pier Mauá
Ao caminhar pelos armazéns inspiradores, circulando num vai e vem de tirar o fôlego diante de obras excepcionais, cedo ou tarde os pés ficavam doloridos, mas a vontade de continuar saboreando as cores e ver tanta inspiração por ali não acabava.
Hilal Sami Hilal – Artista multimídia brasileiro, gravura em metal;
Daniel Acosta – Artista brasileiro, gravura em madeira;
Regina de Paula – Artista brasileira, fotografia;
José Damasceno – Artista brasileiro, pinturas;
Roberto Magalhães – Artista brasileiro, desenhos;
Giovani Caramello – Artista brasileiro, esculturas hiper-realistas;
Andrey Rossi – Artista brasileiro, retratos pinturas;
Jorge Mayet – Artista cubano, escultura;
Joana Vasconcelos – Artista portuguesa, escultura e crochê;
Luiz Monken – Artista brasileiro, instalação;
Gustavo Speridião – Artista brasileiro, desenho;
Ramonn Vieitez – Artista brasileiro, figuras misteriosas, pintura;
Xevi Solà – Artista espanhol, pinturas;
Antônio Gomide – Artista brasileiro, pintura e desenho;
Entre uma sede e outra, podemos curtir o Heineken Pop-up City Lounge, um projeto global de bar itinerante com design muito bacana, contemporâneo e com um jogo de luz em formato de estrela. Poder relaxar e recuperar as energias nos espaços exclusivos foi fundamental para não perder o pique.
O local por si só já era uma obra de arte: em formato de geodésicas e com sofás, o lounge foi decorado com as cores da marca, vermelho, branco e verde, e proporcionava o descanso necessário. Além de carregadores de celulares estratégicos que salvaram muita gente, a cerveja gelada era simplesmente renovadora.
Lá era possível conversar e trocar as impressões com pessoas interessantes sobre a feira de arte sensacional. Com criatividade de sobra, a utilização de elementos vazados em linhas transversais permitia observar o estilo dos carioca presentes, dos brasileiros e visitantes do exterior que transitavam pela exposição.
Uma experiência com certeza muito marcante! A cobertura de tudo o que rolou na ArtRio e a relação completa de galerias, artistas, você encontra acessando o próprio site do evento. Em 2017, não perca!
*O FTC viajou para o Rio a convite da Heineken.
Fotos: Marina Gallegani e Divulgação.