A fim de estimular e promover a adoção de animais abandonados, publicitários da agência AKQA, em parceria com a ONG Procure 1 Amigo – que facilita esse processo através da internet -, reuniram um time de quatro cãezinhos vira-latas em busca de um lar para pintar quadros abstratos e filmar um vídeo em slow-motion documentando o inusitado processo de criação.
O projeto intitulado Canismo, mostra de maneira divertida, em sua primeira fase, o encanto desses animais: a tinta despejada – comestível e não-tóxica, feita à base de corante alimentício e amido de milho – sobre eles. Assim, 18 telas estrategicamente posicionadas ficaram, após alguns chacoalhões dos cãezinhos-artistas, coloridas com pinturas abstratas únicas.
“O Canismo é um movimento artístico criado por um grupo de cachorros que visa ajudar no apoio e adoção de animais de abrigo. A chacoalhada da tinta revela um notável exercício de liberdade onde cada gota carrega a mancha do preconceito. A combinação de diferentes cores nas pinturas desvenda a mistura de raças, tão aleatória quanto bela, de cada vira-lata canino.” (AKQA)
O resultado final foi tão legal que todos os cachorros do movimento foram adotados. Mas, através do site, é possível adquirir fotos e pinturas que, em 2015, estiveram em exposição; adotar outros animais (estima-se que somente na cidade de São Paulo mais de 200 mil cães e gatos estejam nas ruas, sujeitos a todo o tipo de risco) ou realizar doações, que irão financiar as necessidades e cuidados de animais do abrigo Jardim dos Amiguinhos, a espera de um lar.
Paulo Miranda, idealizador do projeto Procure 1 Amigo, complementa: “Adotar um cão sem raça pode ser uma opção muito valiosa. Eles são muito inteligentes e resistentes. Além disso, têm de ser muito criativos para sobreviver no nosso mundo”.
Quem disse que cães resgatados, além de serem ótimas companhias, não podem ser artistas? A ideia é sensacional!