paleta de cores shutterstock_157712366

Quando foi a última vez que você encontrou uma cor bonita que se encaixou perfeitamente em seu projeto? Essa com certeza é uma dúvida que surge todos os dias, pelo menos se você for designer.

As combinações de paletas e códigos de cores, apesar de parecerem a primeira vista um conceito simples, (uma vez que você começar você vai ver que não é bem assim), é quase uma arte, e muito mais complexas do que você inicialmente previa. Mesmo assim, você pode achar que não tem problema se não conseguir combinar todas cores para torná-las harmônicas. E se perguntar: Por que não escolhê-las aleatoriamente?

OK. Isso em teoria. Mas, as empresas e os artistas de sucesso raramente fazem seleções sem pensar nisso. Afinal, a psicologia das cores nos mostra que elas realmente tem inúmeros significados e nos passam diversos sentimentos diferentes. E se você quiser, por exemplo, melhorar as conversões do seu site, ter a atenção do público em seus projetos para alavancar a sua carreira, você deve fazer uma escolha consciente e usar os tons sabiamente.

Isso tudo parece maravilhoso, mas na hora do trabalho, esse estudo muitas vezes pode parecer confuso e tedioso, já que existem milhões de cores diferentes e mais milhões de combinações certas. Por isso, as vezes é imprescindível a utilização de ferramentas, aplicativos e sites que podem ajudar mais facilmente a criar as paletas. É por isso que o pessoal do site Vandelay Design selecionou os melhores recursos sobre o assunto para nos ajudar. Confira e coloque em prática:

follow-the-colours-aplicativo-cores-adobe-color-cc

1 – Adobe Color CC

O Adobe Color CC é ótimo para experimentar códigos de cores e localizar os tons mais adequados para a combinação em seus projetos. A ferramenta funciona após perguntar para você o tipo de regra você gostaria de basear seus testes. Isso inclui opções de cores análogas e complementares, máscaras e muito mais. Arraste o mouse em torno da roda de cores para fazer alterações e definir algumas como base, depois para ver os resultados delas juntas. Além disso, você recebe os códigos para o layout, facilitando o processo.

aplicativo cores check my colors

2- Check My Colours

O Check My Colours é um site interessante, pois permite que você cole a URL de um site para verificar se os elementos de primeiro plano e fundo tem um bom contraste, além de verificar se as pessoas com deficiências visuais (daltônicos, por exemplo) enxergam seu conteúdo de acordo.

Isso pode não ser tão significativo para você, mas as estimativas mostram que 8% dos homens e 0,5% das mulheres são afetadas pelo daltonismo, isso só quando falamos no daltonismo vermelho-verde. Esta pode ser uma grande porcentagem do público. Você também pode usar a ferramenta para detectar as diferenças de brilho e cor, além da relação de contraste e de luminosidade.

aplicativo cores Colorzilla

3- Colorzilla para Firefox ou Chrome

ColorZilla é um dos sites favoritos para quem deseja verificar rapidamente códigos de cores para elementos de design online. Esta é uma extensão gratuita para ambos os navegadores, e uma vez instalado, ele funciona como um seletor de cores. Você pode clicar em um logo ou em uma imagem, que rapidamente ele responde com uma paleta em questão de segundos.

aplicativo cores color combos

4- Color Combos

O Color Combos foi criado para ajudar os designers a rapidamente navegarem e encontrarem combinações de cores para seus projetos de web. O processo começa com um teste de combinação, que permite aos usuários examinarem as diferentes paletas de cores para trabalhar em harmonia. O site também tem uma biblioteca para você escolher algumas combinações que já foram testadas.

aplicativo cores palette chrome

5- Pallette – para Chrome

Se você estiver usando o Chrome, considere tentar experimentar essa extensão! O Palette for Chrome gera uma paleta de cores para qualquer tom que você selecionar em um site. O processo é bem fácil. Você abre a extensão, clica direto em uma imagem e escolhe a opção para revelar algumas combinações úteis para seu projeto em torno da imagem.

aplicativo cores Adobe Ui Colors

6- Get UI Colors

O Get UI Colors é um site que traz uma lista de cores ampla – que são perfeitas para a implementação em interfaces de design. O objetivo é mostrar os tons dentro de uma cor única, juntamente com seus códigos, permitindo a cópia rápida do site. A parte interessante da ferramenta é que você pode experimentar cada cor em um simulador, que aplica um background no seu site, com sobreposição do texto e a interface da tela expandida.

aplicativo cores bootflat

7- Bootflat

O Bootflat é um pouco semelhante ao Get IU Colors, a não ser que você tenha um foco em escolher cores para projetos em flat design. A tendência ainda está com tudo, por isso vale a pena olhar para este recurso em seus projetos futuros. Você pode baixar o Framework de graça do Bootflat ou contribuir com ele caso queira.

aplicativo cores skala color

8- Skala Color

Skala Color é um aplicativo que se intitula como um “seletor de cores extraordinário para designers e desenvolvedores.” Nós temos que concordar com isso, pois a ferramenta tem download gratuito e pode copiar automaticamente todas as cores que você selecionar na internet, revelando-as em em uma amostra que você pode aplicar depois com um único clique. Está disponível para Android, iOS e OS X development.

aplicativo cores material palette

9- Material Pallette

Aqui está um belo site para seleção de paletas de cores quando projetamos um material. A ferramenta solicita que você escolha duas cores base que você quer trabalhar e revela uma prévia da visualização delas se você quiser. Uma gama de cerca de oito cores é apresentada, e você pode copiar os códigos também com o clique de um botão. As cores são mais básicas, mas dá para escolher os tons, como azul escuro, verde claro, laranja vibrante e mais.

aplicativo cores Pitaculous

10- Pictaculous

O aplicativo para web tem como objetivo, encontrar as cores certas para você usar com uma imagem. Mas, ao invés de clicar em uma imagem, ele pede para você fazer upload dela de seu computador. Você seleciona o botão Get My Palette e vê uma grande variedade de cores com base na figura carregada.

——

Lembrando que as cores são uma parte bem importante em um design, e sem a ajuda de ferramentas para selecionar as opções perfeitas, você pode gastar muito tempo combinando-as, que ainda particularmente juntas, podem não ficar boas.

O legal é que você experimente e avalie alguns desses aplicativos, ferramentas e sites para ver realmente qual que podem te ajudar. Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva nos comentários abaixo!

Imagem topo: Shutterstock. Veja também esses dois outros aplicativos com o mesmo intuito que já falamos por aqui: Adobe Kuler e o Palette.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários