Este ano foi bastante difícil e nos fez enfrentar diferentes emoções. Alguns de nós já tiveram crises existenciais, outros relatam ter se sentido deprimido o ano todo. Apesar disso, algumas pessoas podem até dizer que não é normal e que você não deve ser assim ou ter essas emoções.

Pois estamos aqui justamente para te dizer que não há problema algum em não se sentir bem. Algumas razões do porquê:

O QUE SIGNIFICA NÃO SE SENTIR BEM?

Primeiro, precisamos descrever o que significa não se sentir bem. Isso pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, não se sentir bem é se sentir triste, mas dentro de uma mentalidade positiva. Para outros, não se sentir bem pode levar a um estado de espírito apático geral e arrastá-lo cada vez mais para baixo, levando até a depressão.

O tema é comum e ‘não se sentir bem’ significa que algo está errado. Esse algo pode variar, mas o que você tem que saber é que tem um problema e as vezes não ter certeza de como enfrentá-lo é normal. Vamos ver como fazer e como não fazer, então?

POSITIVIDADE TÓXICA

Esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos, ainda mais com as redes sociais. É querer apenas as coisas boas o tempo todo, são as tentativas frenéticas de reprimir o negativo. Você já se sentiu chateado e alguém te disse para “ser positivo” ou “se animar” em uma circunstância que não era o momento? Pois é, essas intenções podem ser boas, mas esse não é o melhor conselho. Ser positivo, ter esperança e querer ver o lado bom não são características ruins. E positividade tóxica não significa que toda positividade é ruim.

Em vez disso, a pessoa quer que você finja ser positivo e ignore todos os sentimentos que você tem e que dizem o contrário. Todos nós temos alguém que já nos deu conselhos assim, que parecem genéricos e muitas vezes inúteis. Se alguém fizer isso, chame-o para conversar. Não seja agressivo, mas mencione que você está sentindo uma invalidação emocional. Saliente que pessoas deprimidas não podem apenas se sentir melhor sorrindo ou forçando algo. É uma luta interna muito mais profunda do que isso.

VOCÊ PRECISA ABRAÇAR SUAS EMOÇÕES NEGATIVAS

Se você tem se apegado a algumas emoções negativas, é importante que você as enfrente. Isso não é o mesmo que entrar em depressão. É olhar para o que você está sentindo, para essas emoções, por que as está sentindo e o que pode ser feito a respeito delas. Qualquer coisa reprimida pode ser destrutiva, especialmente as emoções. Você precisa deixar essas emoções aflorarem de maneira saudável e aprender como enfrentá-las de uma forma produtiva, já que a negação dos aspectos desagradáveis da vida acabam pesando em algum momento.

É TUDO UMA QUESTÃO DE EQUILÍBRIO

Equilibrar as emoções no dia a dia é a chave de tudo. A vida é uma montanha-russa, com emoções boas e ruins diante da gente. Ser tão otimista sobre a vida e acabar ignorando todas as emoções negativas que se tem é uma maneira ruim de sentir as coisas, mas ser tão negativo também, assim você nunca verá o positivo.

Embora não possamos ser pessoas que experimentam um equilíbrio perfeito, é importante aprender a equilibrar as emoções da melhor maneira possível. No final, você vai se sentir melhor com isso.

BONS AMIGOS IRÃO TE APOIAR, SEMPRE

Uma razão pela qual muitas pessoas não querem mostrar que não estão bem é porque estão preocupadas com o que seus amigos e familiares dirão. Um dos maiores desafios da vida é fazer amigos, e perdê-los pode parecer um pesadelo. Saiba apenas que, quando se trata de expressar como você se sente para seus amigos e familiares, bons amigos te ajudarão de qualquer maneira.

Isso não quer dizer que seus amigos precisam ser seus terapeutas pessoais. Em vez disso, significa que seus amigos podem oferecer conselhos e ajudá-lo de todas as maneiras possíveis. Além disso, essa ação ocorre nos dois sentidos. Você precisa estar ao lado dos seus amigos quando eles mais precisarem, então lembre-se disso e esteja sempre disponível também.

É importantíssimo aqui fazer uma autorreflexão: perceba se você está realmente escutando o que o outro tem a dizer, e se está dando importância para o que ele sente.

CONSEGUIR AJUDA

Embora seja normal não se sentir bem, ainda mais com a pandemia, todos precisaremos aprender a controlar as emoções vez ou outra de maneira saudável, aprender a aceitar o que não podemos mudar e aprender como lidar com o que somos capazes de mudar. É por isso que é importante que você procure ajuda se não tiver certeza de como fazer isso.

Agora, todo mundo precisa de ajuda. Para uma coisa ou outra. A terapia online pode ser um recurso a consultar caso não consiga falar com um terapeuta pessoalmente. Marie Miguel, especialista e pesquisadora há quase uma década na Mind Diagnostics, conta que ao fazer isso, você está dando o primeiro passo para aprender como organizar suas emoções de maneira empática.

Esperamos que você seja capaz de abraçar tudo o que sente neste momento, sendo coisas boas e más. Mesmo essas emoções mais agridoces se aplicam aqui. A vida pode ser imprevisível, mas, ao confrontar suas emoções, você terá pelo menos um pouco mais de paz de espírito.

POSITIVIDADE TÓXICA: Estamos envolvidos em uma cultura rígida que valoriza a positividade. A visão convencional das coisas como boa ou ruim, positiva ou negativa, é rígida. E a rigidez diante da complexidade é tóxica. Arte: @aldreysenhando, via @xamanicos

Marie Miguel é especialista em pesquisa há quase uma década, cobrindo uma variedade de tópicos relacionados à saúde. Atualmente, ela está contribuindo para a expansão e o crescimento de um recurso online gratuito de saúde mental com Mind-Diagnostics.org. Com interesse e dedicação em lidar com os estigmas associados à saúde mental, ela continua a focar especificamente em assuntos relacionados à ansiedade e depressão.

O FTC traz conteúdo informativo e criativo sobre arte, design, cultura, decoração, tecnologia, gastronomia, tatuagens, viagens e muito mais!

FTC – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários