Ninguém esquece o aroma do perfume favorito, o cheiro da pipoca da sala de cinema da primeira vez que viu um filme com o crush ou o bolo saindo do forno da casa da avó. Café, manteiga, pão quentinho. Alecrim, manjericão, canela, alfazema. Alguns perfumes ficam na memória e tem o real poder de nos tele transportar e também curar muitos sintomas, ou pelo menos aliviá-los.

Aromas são compostos químicos voláteis que são perceptíveis pelos nossos chamados neurônios olfatórios. Em geral, chamamos de “aroma” as substâncias com cheiro agradável (afinal de desagradável, já bastam as manchetes de 2020).

Usar fragrâncias para tornar um ambiente mais agradável já é um hábito comum e, por exemplo, o preparo de chás para tratar sintomas físicos de diversas doenças são coisas comumente relacionadas ao bem estar. Os aromas e óleos essenciais extraídos de flores, raízes, sementes e folhas são de uso terapêutico e cada vez mais em voga, hoje são bastante diversificados.

ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS USOS

Conhecida como aromaterapia, a técnica natural que usa diferentes óleos essenciais para tratar ou aliviar sintomas como ansiedade, insônia, depressão e asma, dentre outras coisas, tem chamado a atenção de muitas pessoas, que, em geral, buscam tratamentos menos agressivos para suas condições de saúde.

Os óleos essenciais são substâncias extraídas de folhas, flores e frutos. Eles possuem potencial curativo, além de serem benéficos para a saúde e no equilíbrio mental, principalmente quando usados em difusores de ambientes e na aromaterapia.

Um dos usos mais eficazes dos óleos é para ansiedade e TPM. Por exemplo, o uso da lavanda pode ajudar quem sofre de um dos dois sintomas citados acima ou ambos. (vale ressaltar que existem mais de 30 tipos de lavanda e cada uma tem seu uso, por isso, consulte um aromaterapeuta antes de sair por aí comprando difusores e óleos).

A BELEZA VERDE

Além disso, sabemos que há tempos o futuro da beleza é verde. Isto é, a tendência do mercado, segundo especialistas é vermos cada vez mais, nas prateleiras das farmácias e nos nossos carrinhos de compras online, fórmulas livres de ingredientes tóxicos e testes em animais.

Hoje em dia, linhas de produtos de higiene, beleza e maquiagem principalmente começaram a ter esse tipo de preocupação também, optando por usar ingredientes mais naturais, como os óleos essenciais, além das flores, frutas e raízes, por exemplo.

A Kantar Worldpanel fez uma pesquisa que apontou os brasileiros como super engajados nessa causa e, segundo a instituição, 57% afirmam que a maior motivação para o consumo de produtos é a preocupação com o meio-ambiente.

Os benefícios são incalculáveis: além de menos produtos químicos e sintéticos consumidos por nós, podemos ter certeza que também há um impacto positivo para a natureza.

Pensando nesse cenário, selecionamos algumas iniciativas dentro desse contexto que podem ser de interesse e trazer uma nova percepção, confira:

1 – MONA SOARES

Mona Soares, fala sobre beleza natural e viu nisso uma forma de reafirmar sua identidade e raízes, além de compartilhar conhecimento. Herbalista, farmacêutica fundadora da Ewé Alquimias, esse cuidado vai ainda além: é sobre resgatar saberes antigos e tradicionais, respeitar as matérias-primas e suas histórias, aprender com a natureza e com os mais velhos, e estimular a autonomia das pessoas.

2 – LA CENTIFOLIA

A aromaterapeuta Veronica Del Faro é certificada pela ABRATH e em seu perfil traz indicações de cosméticos naturais, autoconhecimento, aromaterapia, unindo natureza e ciência. Legal é que a Verônica traz diversas dicas de produtos com ingredientes mais naturais que encontramos em farmácias e supermercados, além dos óleos. ⠀

3 – GUIA COMPLETO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS: PODER TERAPÊUTICO, SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR

A escritora norte-americana Christina Anthis lança no Brasil pela Editora Mantra, do Grupo Editorial Edipro, a obra Guia completo dos óleos essenciais: poder terapêutico, saúde, beleza e bem-estar. De forma simples, este guia cheio de ilustrações, apresenta com leveza o conhecimento para descobrir o potencial dos óleos essenciais. O livro também mostra que os óleos servem como produtos para o cuidado pessoal e até para a limpeza do lar. A obra explora as múltiplas aplicações como: a fitoterapia, aromaterapia e, claro, os produtos de beleza naturais.

4 – LOVE BEAUTY AND PLANET

Os produtos da Unilever da linha Love Beauty and Planet são vendidos em farmácias e supermercados. O diferencial é que os frascos são 100% reciclados e recicláveis, os ingredientes são veganos, tem DNA sustentável, além de não serem testados em animais. Com o propósito de democratizar a beleza e os produtos veganos, a Love Beauty and Planet tem o objetivo de reduzir ao máximo sua pegada ambiental de maneira holística, prestando atenção a todos os aspectos da jornada do produto, incluindo ingredientes e embalagens. Além disso, a linha é certificada pela Vegan Act e PETA.

5 – SIMPLE ORGANIC

A Simple Organic foi a primeira linha de maquiagem 100% orgânica do Brasil e hoje é muito mais do que uma marca de beleza. É orgânica, vegana, natural, ativista, sem gênero, cruelty free e acredita que a marca é agente ativo das grandes mudanças na sociedade e que pode sim fazer a diferença, afinal é parte do que nos cerca. Os produtos tem diversas certificações e suas fórmulas são limpas e eficazes.

6 – JUST FOR YOU

A JustForYou é a primeira beauty tech brasileira a usar inteligência artificial para desenvolver fórmulas personalizadas justamente para os tão usados shampoos e também condicionadores. Nos cosméticos saudáveis da marca não existe a presença de componentes agressivos como parabeno, corantes, sulfato, silicones insolúveis, petrolatos e sal e a prioridade é fazer uso de ativos naturais que trazem reais benefícios aos fios. Os produtos possuem extratos naturais testados e produzidos no Brasil, como amido de tapioca, concentrado de pêssego, óleo de coco, entre outros. E teles também não realizam testes em animais e possuem embalagens 100% recicláveis.

7 – RIÔ BIO COSMÉTICOS

A Riô Bio Cosméticos traz Biocosméticos formulados com o melhor para nossa pele tropical. São produtos biodegradáveis, biotecnológicos, cruelty e toxic free. A marca baniu todo e qualquer ingrediente proibido pelos principais órgãos reguladores mundiais, sejam eles brasileiros, europeus ou americanos. Excluíram também ingredientes sintéticos ou naturais que tenham tido sua segurança toxicológica ou ambiental seriamente questionada por algum centro de pesquisa mundial de referência.

O QUE VEM POR AÍ?

Segundo a WGSN, com a pandemia do Coronavírus, consumidores buscarão cada vez mais produtos e experiências que atendam as suas necessidades psicológicas e físicas, além de proporcionar benefícios, por exemplo, de skincare. Isso vai inspirar produtos com fórmulas multifuncionais e sensoriais baseadas no bem-estar para ajudar as pessoas a se sentirem bem e bonitos.

Os produtos que trazem efeitos terapêuticos e imersivos com texturas multisensoriais, fragrâncias prazeirosas e até usam sons ou músicas para equilibrar a mente e o corpo terão apelo comercial em 2023 já que os consumidores buscam produtos que criam prazer com um certo propósito. Os cremes para as mãos com aromas vão apresentar alta depois da pandemia.

São as fragrâncias que encantam, aromas que tranquilizam ou ajudam o humor. Pense em ingredientes aromáticos de plantas e óleos essenciais que ajudam a melhorar o humor nos cremes para mãos e pés. Dê um passo além e desenvolva um aroma personalizado para ajudar nas suas necessidades.

Jornalista, pós-graduanda em Práticas Contemplativas e Mindfulness pela PUC-Rio. Aquariana, viciada em café e podcast, acredita na humanidade mas tem fortes dúvidas sobre Deus.

Gabriela Pimenta – já escreveu posts no FTCMAG.



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