5 Principais Cores-tendência 2023/24 segundo a WGSN + Coloro

5 Principais Cores-tendência 2023/24 segundo a WGSN + Coloro

WGSN e Coloro elegem cores-tendência 2023/24; destaque vai para azul, lilás, vermelho, verde e laranja

Ao unir expertise, previsão de tendências e inovação sobre o futuro das cores, a WGSN + Coloro apresenta os tons que resumem as forças motivacionais e que impulsionarão o consumidor pelos próximos dois anos: Astro Dust, Galactic Cobalt, Apricot Crush, Sage Leaf e Digital Lavender.

A paleta com as cores-tendência 2023-24 (Outono/Inverno no hemisfério norte) reflete “diferentes viagens” que encontraremos à medida que ajustamos nossos estilos de vida e estabelecemos estas novas direções.

As escolhidas ajudam a reconectar qualidades que muitos podem ter perdido de vista durante a pandemia, além de considerar o interesse dos consumidores em produtos duradouros e versáteis.

Os tons em alta para o ano de 23/24 oferecem, após um período tão desafiador, sentimentos como cura, descoberta, transformação, simplicidade e prazer. Para alguns, a saúde e a cura serão uma prioridade, enquanto para outros, a descoberta e a viagem reacenderão a imaginação.

A Cor do Ano de 2023

A cor é uma linguagem universal e a ferramenta mais poderosa no design. Ela está presente em todos os setores, indústrias, além de ter um grande impacto nas decisões de compra.

O azul, lilás, vermelho, verde e laranja vão aparecer com força em projetos de arquitetos, designers, produtos, moda e decoração nos próximos meses. 

Entre as selecionadas como cores-tendência para 2023/24, destaca-se o Digital Lavender, a cor do ano de 2023, segundo a WGSN + Coloro.

Com propriedades calmantes e equilibrantes, Digital Lavender está muito presente em plataformas digitais e circula muito bem entre os mundos virtual e real

As 5 Cores-tendência 2023/24

Galactic Cobalt 

A Era Espacial moderna e a evolução do metaverso está despertando um tom de azul hiperbrilhante. Influenciado por novas tecnologias, o Galactic Cobalt projeta um sentimento de “escapismo e realidade estendida”, mas pode ser usado de várias maneiras.

Essa cor intensa, versátil e tecnológica é uma escolha natural para roupas funcionais, tecnologia de consumo e experiências virtuais transformadoras. A riqueza do Cobalto Galáctico, no entanto, é perfeita como um tom-chave de joia para roupas ocasionais, acessórios e cosméticos.

“Pode ser feito multidimensional através de acabamentos transformadores, brilho acetinado, metálicos e anodização”, acrescentou a WGSN.

Digital Lavender

Digital Lavender é um roxo “refortante” e “calmante” que a WGSN elegeu como Cor do Ano de 2023. Ele traz uma sensação de equilíbrio fundamental para a paleta, marca presença na expansão da era digital e em produtos que promovem a saúde mental e o design inclusivo de gênero.

Pesquisas sugerem que cores com um comprimento de onda mais curto, como o Lavanda Digital, evocam calma e serenidade. Incorporada à cultura digital, o tom convive bem nos mundos virtual e físico.

Como o próprio nome sugere, a cor aparece em formas digitais como RV e experiências gamificadas de bem-estar e autocuidado. A WGSN observou que é adequada para filtros de beleza virtuais e skins de moda digital, especialmente quando combinada com brilho e iridescência.

Além disso, sua qualidade sensorial o torna ideal para rituais de autocuidado e produtos relacionados a práticas de cura, sono e bem-estar. Também é fundamental em eletrônicos e consumo do bem-estar digitalizado (apps fitness inteligente, wearables).

Veremos esse roxo repousante sendo importante nos interiores e na moda. A cor inclusiva de gênero já utilizada na moda jovem, expressa estabilidade e serenidade diante de tempos desafiadores.

Para quem deseja usar a tonalidade de maneira expressiva, a dica é aplicar em itens específicos da decoração como as luminárias para aumentar o humor, em utensílios domésticos, almofadas, nas paredes ou no teto de um ambiente. 

Astro Dust

A cor não escapa também da corrida espacial bilionária. Astro Dust, um vermelho cativante de tom médio, “evoca a paisagem empoeirada e desolada de Marte” e se conecta com o desejo de explorar terrenos remotos e planetas.

“À medida que as viagens espaciais comercializadas evoluem e o turismo espacial se torna realidade, as cores do universo nos inspirarão”, afirma a WGSN.

O tom mineral profundo é inclusivo em termos de gênero e atualiza roupas, malhas e maquiagem. Acabamentos brilhantes, efeitos de madeira manchada, aplicações anodizadas e de couro marcarão sua riqueza e tato.

Também será promissora para a categoria de interiores, adequado para móveis, tapetes e até roupas de cama.

Apricot Crush

Apricot Crush prova que uma cor pode ser versátil, alegre e nutritiva. Descrita pela WGSN como um “tom de equilíbrio de vitamina”, o laranja médio é a “injeção frutada de energia para a estação”.

Pode ser uma bela companhia para cores neutras em produtos de beleza, vidros, fragrâncias, cuidados com a pele e cor do cabelo, além do uso em ambientes como os quartos, já que traz uma luminosidade quente para casa e para a moda.

O laranja intensifica o uso inclusivo em termos de gênero, pois é ativador, restaurador e se alinha ao equilíbrio e estilo de vida que nutre o corpo e a mente.

Está um passo à frente do pastel suave, é consciente, brilhante e revigorante, enquanto adequado para loungewear, roupas esportivas e externas. Também pode ser utilizado para produtos de tecnologia e de consumo liderados pela saúde e bem-estar.

Sage Leaf

Em contraste, o Sage Leaf fornece uma pausa do mundo da tecnologia. A pandemia empurrou hobbies como jardinagem, panificação e conserto manual de volta para o zeitgeist e a WGSN espera que essas atividades esquecidas incentivem estilos de vida mais lentos.

“À medida que nossos estilos de vida se ajustam ainda mais, os consumidores serão sensíveis à superestimulação e procurarão ambientes e cores que reduzam os níveis de ansiedade e estresse no cérebro. Sage Leaf é um verde tranquilo e calmante que incute uma sensação de contemplação, descanso e reflexão”, afirmou a WGSN.

Espere ver as propriedades terapêuticas da Sage Leaf ganharem vida em peles falsas, tricôs e malhas macias, camisas, veludos e linho estonado que exalam conforto. A cor também será importante para um “design redutor e ponderado” em casa, como uma cor para paredes e móveis.

Também pode ser usado para suavizar dispositivos domésticos inteligentes. Suas propriedades terapêuticas o tornam perfeito para produtos de banho, corpo e bem-estar.

SHARE