Uma das maiores fontes de receita na área de entretenimento no mundo, a indústria de games segue a todo vapor. Segundo dados da Newzoo, empresa especializada em coletar e analisar dados do setor global de jogos, o mercado online gerou US$ 182,9 bilhões de receita em 2022, sendo que, para 2025, a previsão é atingir a marca de US$ 206,4 bilhões.
O número de jogadores também deve crescer para 3,6 bilhões até 2025. Aqui, não temos apenas crianças: 38% dos jogadores têm entre 18 e 34 anos e 16% são mais velhos do que 55 anos. Esse cenário animador é resultado de vários fatores. Dentre eles, está a ascensão de serviços e jogos em nuvem, o streaming social, cada vez mais presente, e as plataformas de cassino online.
Alguns temas-chave também continuam a desempenhar papéis cruciais na formação deste cenário. O público tem adotado os jogos como forma de engajamento social, as assinaturas em larga escala tem aumentado, além da inteligência artificial ter começado a mudar algumas coisas.
Cassino online e sua nova tendência que veio para ficar
Uma das regiões de crescimento mais rápido do mundo, a LATAM está passando por uma mudança significativa para dispositivos móveis que está ajudando a liberar o potencial de transmissão ao vivo e esports.
Tanto os jogos em nuvem quanto o segmento de cassino online absorveram muito bem o progresso tecnológico para um melhor serviço remoto e hoje colhem os frutos dessa busca incessante por um melhor conteúdo possível junto à cultura gamer.
Além de títulos clássicos como poker, blackjack, roleta e caça-níquel, o iGaming tem investido cada vez mais em novas modalidades para manter a chama acessa no setor. A prova disso está nos crash games e seu inovador formato de colisão com multiplicadores de aposta.
Fenômeno de popularidade nas maiores plataformas do país, os games crash provaram que vieram para ficar. Fáceis de jogar e com regras simples de assimilar, eles se encaixam na categoria de entretenimento rápido e vêm acompanhados de linhas progressivas de multiplicadores que acumulam apostas em tempo real.
Nesse cenário, um dos títulos que simbolizam a força dessa nova ramificação na indústria iGaming é o crash game de cassino Aviator aposta, título que é o favorito dos jogadores brasileiros no formato de jogabilidade com colisão.
Em Aviator, também conhecido no Brasil como o jogo do aviãozinho, o grande protagonista é um piloto a bordo de uma inconfundível aeronave monomotor. E o principal objetivo dos jogadores, para ganhar prêmios é fazer o cash out (saque) antes que o avião suma da tela — sempre em momentos aleatórios.
Serviço de jogos em nuvem: um salto de qualidade no setor
Nesta era digital, os games na nuvem, impulsionados por plataformas especializadas nesse tipo de conteúdo, ocupam espaço importante na cena gamer contemporânea.No mercado desde o final dos anos 2000, eles demoraram a emplacar por limitações tecnológicas.
Uma dessas barreiras era a velocidade e a estabilidade da internet, pois como esse formato utiliza um servidor remoto e um data center para não depender de hardwares como em consoles e PC, a conexão online precisa ser rápida e estável o suficiente para não causar travamentos indesejados na experiência.
Sendo assim, com avanços, atualmente os serviços conseguem entregar um produto de alta qualidade; seja no desktop, no smartphone, no tablet ou em qualquer outra plataforma compatível.
Hoje, um dos melhores exemplos é o GeForce NOW, da Nvidia. Com mais de 1.500 jogos no catálogo, esse serviço se conecta às lojas digitais de games lançados para PC e oferece jogos em altíssima resolução com baixa latência em conexões estáveis.
Alguns dos principais títulos disponíveis no GeForce NOW são:
- Cyberpunk 2077;
- A Plague Tale: Requiem;
- Tom Clancy’s Rainbow Six Siege;
- Far Cry 6;
Novidade: Sony inicia processo de teste em jogos em nuvem para Playstation 5
Principal console de última geração ao lado do Xbox X Series, o PlayStation 5 (PS5) está próximo de ter jogos em nuvem no seu catálogo de serviços, permitindo assim que seus usuários acessem títulos da biblioteca do PS5 sem a necessidade de fazer download.
De acordo com Nick Maguire, vice-presidente de serviços globais e operações de negócios da Sony Interactive Entertainment, os testes ainda estão em fase inicial e não há uma data para lançamento no PS5. Contudo, em entrevista para o portal “GamesIndustry.biz”, Maguire já adiantou que esse produto será exclusivo dos assinantes da loja virtual PlayStation Plus Premium.
Vale ressaltar que a Microsoft, principal concorrente no mercado de consoles da Sony, já oferece jogos em nuvem através da assinatura do Xbox Game Pass.
IA e personagens não jogadores
Embora a IA ainda não crie jogos inteiros, seus recursos já alteram a indústria gráfica. Nos últimos anos, os criadores de jogos adotaram a IA como abordagem mais sofisticada para gerar redes neurais, conteúdo processual e ativos de jogos. Isso inclusive tem ajudado NPCs que agora são programados com árvores de comportamento – o que lhes permite tomar decisões mais complexas.
Os alienígenas inimigos em Halo 2 , por exemplo, têm a capacidade de trabalhar juntos e coordenar seus ataques, em vez de ir direto para o tiroteio um por um. Ainda assim, os NPCs só podem fazer o que está escrito em seu código. Seu comportamento, por mais inteligente que pareça, ainda é determinado antecipadamente pelos designers do jogo.
Em breve, com certeza veremos a IA neste setor mais avançada. De qualquer forma, a inteligência artificial já nos está levando a um nível totalmente novo, como este designer que ao utilizar IA criou a arte de um jogo com rolagem horizontal em apenas três dias.