Tons suaves de verde, lilás, azul e neutros ajudam a transmitir sensações de relaxamento e conforto e são indicados para a pintura dos quartos. 

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quartos-01

A gente sempre fala que as cores podem influenciar diversos aspectos de nossa vida. Elas nos permitem distinguir o mundo que nos cerca, tem o poder de nos influenciar e ainda ajudam a trazer relaxamento ou renovação, palavra super importante quando falamos em decoração.

E se o assunto for quartos, as cores ficam bem interessantes. Isso porque é durante o sono que o organismo se recompõe dos desgastes ocorridos ao longo do dia. Assim, dormir bem é essencial para a qualidade de vida, além de ser importante para a recuperação do corpo e da mente.

Pensando nisso, e em parceria com a Tintas Coral, listamos 4 cores essenciais que podem nos ajudar a ter um sono restaurador a partir da transmissão das sensações de aconchego nos quartos. Os especialistas da marca apontam nuances suaves de verdes, lilás e azuis como as mais indicadas para a pintura dos dormitórios – pois ajudam a relaxar as atividades cerebrais trazendo também equilíbrio e tranquilidade -, além dos neutros, tons coringas na decoração.

Abaixo, você encontra um pouco mais sobre cada cor e quem sabe, não se inspira e anima para pintar o seu quarto. Confira:

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quarto-verde-01

Verde: considerada a cor do equilíbrio, o verde relaciona-se à natureza e tem uma função antiestresse e acalma, promovendo harmonia e equilíbrio. Quanto mais suave for a tonalidade, mais sossego ele irá transmitir, além de estimular as habilidades de leitura.

Saiba mais sobre os efeitos do verde aqui. Algumas tonalidades indicadas: “Campos Irlandeses” ou “Jardineira”, na cartela da Tintas Coral.

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quarto-lilas-01

Lilás: associado à espiritualidade e à intuição, o lilás mistura a calma do azul com o calor e a paixão do vermelho, sendo assim uma boa opção para os quartos. A suavidade dessa cor transmite relaxamento e, além disso, pode ser combinada com um tom mais forte, para detalhes no ambiente ou em uma parede de destaque.

Sabia que nuances de roxo tem sido utilizadas no tratamento de distúrbios mentais porque estimulam a área do cérebro de resolução de problemas, ajudam a equilibrar a mente e a transformar as obsessões e medos?

Saiba mais sobre os efeitos do roxo aqui. Algumas tonalidades indicadas são “Fita Violeta”, suave, e “Doce de Framboesa”, mais intensa.

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quarto-azul-01

Azul: com um efeito tranquilizante, o azul ajuda a acalmar o cérebro de forma a dar asas à imaginação. Em nuances mais suaves, a cor evoca sentimentos de bem-estar e aconchego, deixando o ambiente mais inspirador. Um quarto pintado de azul garante melhor noite de sono, segundo estudos. Quarto de bebês pintados de azul também reduzem o choro e a atividade física em crianças.

Azuis mais claros dão profundidade e a impressão de que um cômodo é maior. Já o azul vibrante, é ótimo para uma casa de campo ou praia.

Saiba mais sobre os efeitos do azul aqui. Alguns tons de azuis indicados são “Atmosfera Infinita” e “Azul Profundo”.

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quarto-neutros

Neutros: as cores neutras são suaves e bonitas em qualquer ambiente, trazendo, ao mesmo tempo, requinte e conforto. Versáteis e calmantes, os neutros com tons de creme, cinzas suaves e branco servem de pano de fundo para as mais diferentes ideias de decoração, sendo considerados, portanto, os coringas na hora de renovar a casa.

Algumas tonalidades indicadas para quartos são “Areia do Saara” e “Nuvem Energética”.

follow-the-colours-cores-relaxantes-pintar-quartos-azul

Fernando Domingues, Diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas, explica: “As cores calmantes trazem sofisticação e aconchego aos ambientes, ao mesmo tempo em que os transformam em verdadeiros refúgios do estresse do dia a dia”. 

Além de todas essas informações, com o nosso projeto autoral Gotas de Cor temos aprendido bastante sobre as cores. O laranja, por exemplo, é ótimo para decorar salas de visitas se não houver excesso no seu uso, já que estimula a atividade e incentiva a socialização. O roxo também é ligado a criatividade e é perfeito para escritórios mais despojados.

Imagens: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários