Cimento transparente ilight

Já imaginou uma construção com estruturas transparentes? É o que propõe empresa de arquitetura italiana Italcementi, que criou o material chamado i.light – algo que consiste em um painel de cimento com inúmeros pequenos orifícios que deixam passar a luz solar.

O i.light é feito com resina plástica e possui minúsculas aberturas que permitem entrada da claridade, transformando as paredes em “janelas gigantes”. As pequenas aberturas tem entre 2 e 3 mm de largura e só podem ser percebidas por quem olha de perto, já que de longe, o material parece ser feito como um concreto comum – exceto nos dias ensolarados, quando a claridade consegue se transpor e ocupar o ambiente.

Cimento transparente ilight

Por enquanto, a única construção feita com o material é um pavilhão italiano de uma exposição em Xangai, na China, realizada em 2010. Segundo os criadores, se os prédios fossem feitos com a i.light poupariam mais energia que os europeus poupam no horário de verão. Há também outros tipos de uso para ele, como por exemplo, serem utilizados nos fechamentos de paredes (substituindo a alvenaria), em pisos, escadas, terraços ou como elemento decorativo.

O material ainda está sendo patenteado e a empresa ainda não informou se ele será disponibilizado em outros países. O custo provavelmente seria um pouco maior que os painéis de concreto comuns, mas bem menor que os painéis de fibra ótica. Muito interessante, não?

Cimento transparente ilight

Cimento transparente ilight

Confira o vídeo abaixo explicando como funciona o i.light:

Esperamos que essa inovação chegue ao Brasil!

Via.

Tudo sobre as diversas áreas da Engenharia e o que diz respeito ao universo do engenheiro, incluindo tecnologia, inovação, mercado de trabalho e empreendedorismo.

Blog da Engenharia – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários