Uma cozinha é feita essencialmente de equipamentos e objetos de primeira necessidade, aqueles que não podem ficar de fora para o ambiente ser funcional e prático.

Porém, além do básico, nos últimos anos, as cozinhas passaram a ser montadas de forma cada vez mais moderna, vista como um espaço onde a família se reúne para preparar uma refeição ou bater papo, o que vai desde a iluminação à disposição e tipos de objetos presentes nela.

Sendo assim, listamos abaixo alguns itens que fazem parte de uma cozinha moderna e prática. É importante dizer que não são necessariamente itens essenciais, e sim exemplos que servem de inspiração para compor o seu espaço caso eles se encaixem na sua rotina. Procure incluir produtos que caibam no orçamento e que, ao mesmo tempo, tornem a sua cozinha um lugar bonito e aconchegante.

1 – PANELAS COM REVESTIMENTO CERÂMICO

Já conhece as panelas com revestimento cerâmico? Elas são antiaderentes, mantêm bem o calor e são muito resistentes.

Para quem deseja focar em praticidade, saúde, economia e melhor sabor das refeições, em todos os aspectos, os produtos revestidos em cerâmica oferecem um leque de benefícios.

Embora o principal seja o sabor das refeições, as panelas de cerâmica também tem beleza de sobra e um design charmoso e contemporâneo.

2 – COOKTOP

O fogão é uma peça-chave da cozinha. Atualmente, existem várias opções desse eletrodoméstico que aliam funcionalidade e beleza, como os cooktops.

O cooktop permite que você aproveite melhor o espaço disponível na cozinha e, muitas vezes, ainda é mais fácil e prático de limpar.

Mas lembrando, o cooktop não possui forno. Portanto, isso pode ser considerada uma desvantagem em relação aos fogões convencionais. Mas se você não tem o costume de assar alimentos, é uma boa forma de otimizar o espaço.

3 – ILHA CENTRAL

Com muitas referências do estilo de cozinha americano, a cozinha com ilha central também dá um ar moderno e contemporâneo à cozinha.

A principal utilidade desse tipo de cozinha é que a bancada sirva como espaço não só de preparo das refeições como de interação entre as pessoas da casa/convidados enquanto as receitas são preparadas.

Importante: não é recomendável uma cozinha com ilha central em apartamentos pequenos, pois, geralmente, não há espaço suficiente para tal.

4 – FRITADEIRA ELÉTRICA

É impossível falar de cozinha moderna sem incluir os eletroportáteis queridinhos do momento, e uma das estrelas da atualidade são as fritadeiras elétricas, também chamadas de air fryer.

Com diferentes capacidades e potências, as fritadeiras têm como principal vantagem o fato de não precisar de óleo na preparação dos alimentos, além de serem rápidas, fáceis de limpar e muito práticas para fazer diversas receitas.

Com dúvidas sobre a melhor fritadeira elétrica para sua cozinha? O site Uma dica por dia possui uma lista completa e análises sobre os modelos atuais. Vale a pena investir em uma!

5 – PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA

A panela de pressão elétrica é outro item que facilita o dia a dia na cozinha. As opções de programação variam de modelo para modelo, mas costumam permitir o cozimento de qualquer tipo de alimento, algumas possuem até mesmo funções como fritar e refogar.

Muitas pessoas dão preferência a este tipo de panela pela questão da segurança, já que, em relação às panelas convencionais, as elétricas possuem diversos sistemas que impedem que a pressão ultrapasse o limite máximo, o superaquecimento, entre outros.

6 – MÁQUINA DE LAVAR LOUÇAS

Outro item presente em muitas cozinhas modernas é a lava-louças. O legal delas é que, além de facilitar muito a limpeza de talheres, pratos e outros itens, as louças lavadas nesse tipo de máquina saem desinfetadas devido à alta temperatura atingida.

Outra vantagem é que este tipo de máquina pode ser embutida, sendo assim, quase não ocupa espaço na cozinha.

7 – BANQUETAS

As banquetas estão cada vez mais populares nas cozinhas modernas, especialmente nas que são de ilha. São diferentes modelos: giratórias, de madeira, altas, baixas, entre outras.

Por serem peças que não ocupam muito espaço, elas são perfeitas para todos os tipos de propostas e metragens, principalmente para quem não deseja comprometer a área livre para a circulação na cozinha.

Gostou? Lembre-se que você não precisa mudar tudo de uma só vez ou ter todos esses objetos na sua cozinha moderna e nova, mas caso curta alguma das ideias, se planeje para incluí-las no seu espaço.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários